Ranking de competitividade: Famalicão frágil em saúde e infraestruturas, forte em entretenimento e cultura

Ranking de Competitividade Municipal 2025

Comentários

2 min de leitura
a palavra Famalicão escrita em letras tamanho gigante e afixadas na entrada do Parque da Devesa a palavra Famalicão escrita em letras tamanho gigante e afixadas na entrada do Parque da Devesa

Vila Nova de Famalicão ocupa a 33.ª posição no Ranking de Competitividade Municipal 2025, divulgado pelo Instituto + Liberdade (disponível aqui).

No entanto, uma análise mais detalhada aos dados revela aspetos que merecem atenção, nomeadamente nos setores essenciais da saúde e das infraestruturas – áreas que afetam diretamente a qualidade de vida e a atratividade do concelho.

ALERTA VERMELHO NA SAÚDE

O ponto mais frágil e preocupante do relatório é a performance de Vila Nova de Famalicão na categoria de Saúde, onde o município está na 136.ª posição a nível nacional.

- Publicidade -

Este resultado coloca Famalicão muito abaixo da média nacional. O desempenho nesta dimensão preocupa uma vez que a Saúde é um pilar básico do bem-estar social, e o défice nesta área funciona como um entrave ao desenvolvimento sustentável.

INFRAESTRUTURAS E FISCALIDADE ABAIXO DAS EXPECTATIVAS

As fragilidades do concelho não se limitam à saúde. O estudo aponta ainda para um desempenho apenas mediano ou fraco em duas categorias cruciais para o tecido empresarial.

No que se refere a Infraestruturas, com o 102.º lugar, Famalicão falha em entrar no Top 100, indicando que a rede de infraestruturas locais — desde transportes a equipamentos essenciais — pode não estar à altura das exigências de um polo industrial e populacional da sua dimensão.

Já no âmbito da Fiscalidade, o 105.º lugar sugere que o regime fiscal local pode não ser o mais competitivo ou atrativo para empresas e famílias, quando comparado com outros municípios do país.

Apesar destes pontos críticos, Famalicão ainda regista posições de relevo em dimensões como Serviços Essenciais (12.ª), Educação (46.ª) e Capital Humano (58.ª). Contudo,  a alta qualidade do capital humano e a sua base produtiva (também no 58.º lugar) correm o risco de ser subaproveitadas devido a fragilidades registadas noutras áreas.

LIDERANÇA EM CULTURA E ENTRETENIMENTO

O grande destaque de Vila Nova de Famalicão no Ranking de Competitividade Municipal 2025 reside na sua performance na categoria de Cultura e Entretenimento, onde o município alcançou a 12.ª posição a nível nacional, refletindo um forte investimento.

Comentários

Notícia anterior

PAN defende construção de apoio ao Hospital de Famalicão em espaço destinado a novo hipermercado

Notícia seguinte
Paulo Ricardo Lopes no púlpito a discursar

Paulo Ricardo Lopes quer ser “o vereador dedicado à defesa dos contribuintes famalicenses”

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.