A requalificação das Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho de Vila Nova de Famalicão “é uma das grandes metas” de Mário Passos para o ciclo autárquico 2025-2029.
Recorde-se que o Governo transferiu para a Câmara Municipal de Famalicão assumiu competências na área da Saúde em janeiro de 2024 e entre as suas responsabilidades está a gestão e realização de investimentos relativos a novas unidades de prestação de cuidados de saúde primários, nomeadamente na sua construção, equipamento e manutenção.
“Os cuidados de saúde primários são a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS). É neles que começa a verdadeira saúde, mas infelizmente continuam a ser vistos como um serviço menor, fruto de décadas de falta de investimento”, refere Mário Passos, lembrando que faz precisamente esta segunda-feira 46 anos que o SNS foi criado, a 15 de setembro de 1979.
“Investir na modernização dos nossos Centros de Saúde é apostar no fortalecimento das políticas públicas de saúde, na promoção da saúde preventiva e na qualidade de vida e bem-estar dos famalicenses”, diz o autarca, garantindo que vai dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver na área da saúde “para que ninguém fique para trás e para que todos os famalicenses tenham acesso a cuidados de saúde de excelência”.
Comentários