A CDU esteve em campanha eleitoral na Festa da Flor, em Vila Nova de Famalicão. A comitiva da CDU contou com a presença de Sandra Cardoso, primeira candidata pela distrito de Braga, de Fernando Costa, Ana Sofia Cabeleira e Sara Silva, também candidatos candidatos.
No contacto com a população, Sandra Cardoso foi abordada sobre a necessidade de investir nos transportes públicos, seja para as deslocações dentro do concelho, seja para as deslocações dentro do distrito e para o Porto.
Sandra Cardoso lembrou que “no quadro da discussão do Orçamento do Estado para 2025, o PCP apresentou uma proposta para a criação de um Passe Social Intermodal e Inter-regional, que alargue às cerca de 850 mil pessoas que habitam no distrito de Braga, as condições tarifárias de acesso aos transportes públicos que existem nas áreas metropolitanas e que acautele os movimentos pendulares entre os territórios da CIM do Cávado, da CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto, assim como um substancial reforço do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária”. “Lamentavelmente, a proposta não foi aprovada por responsabilidade de PSD/CDS, PS, Chega e IL”, referiu.
A candidata falou que os utentes da região de Braga, “para além de não beneficiarem da intermodalidade tarifária, também não beneficiam plenamente do novo passe ferroviário por, e bem, existir intermodalidade na Área Metropolitana do Porto”.
E acrescentou: “Existe um consenso sobre as vantagens do alargamento da Intermodalidade aos operadores de transportes públicos com serviço na região de Braga, mas ainda sem a respectiva tradução em medidas concretas”.
Por isso, “sem mais demoras, o caminho deve passar por concretizar passes intermodais e inter-regionais, abrangendo os diferentes operadores e os territórios das CIM do Cávado, CIM do Ave e Área Metropolitana do Porto”.
Sandra Cardoso falou ainda sobre rede Mobiave, a recente rede de transportes rodoviários no concelho. “Apesar de ter haver progressos, a oferta continua ainda a longe do necessário, tendo sendo essencial alargar a mais zonas e aumentar frequências”, considera.
A candidata refere ainda que “com o reforço da CDU será possível transformar em realidade a exigência da criação de um passe social intermodal e inter-regional e o reforço da oferta de transportes públicos”.
Comentários