“Uma imagem vale por mil palavras”, diz um ditado popular. E várias imagens valem muitas mais, acrescento eu. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão é perito em demonstrá-lo.
Esta terça-feira, 22 de outubro, demonstrou isso mesmo em duas publicações nas redes sociais. Na primeira publicação, anunciou a criação de uma equipa de intervenção urbana “com o objetivo de zelar pela manutenção do espaço público do centro de Famalicão”.
“A sua intervenção vai desde as rotundas de acesso à cidade até ao centro urbano, com a realização de trabalhos ao nível da jardinagem, limpeza e manutenção dos vários espaços, arruamentos e passeios”, explica o presidente da Câmara sobre a recém-criada equipa de intervenção urbana.
Recordam-se que há cerca de um ano Mário Passos alardeava que tinha cumprido mais de 80% dos seus compromissos eleitorais? Agora, a um ano do fim do mandato, parece que temos que comemorar e agradecer que existe “desde o início do mês” quem faça a “realização de trabalhos ao nível da jardinagem, limpeza e manutenção dos vários espaços, arruamentos e passeios”.
E eu que pensava que a limpeza e manutenção dos espaços públicos era tarefa permanente. Mas pronto, agora temos uma equipa no terreno e, claro, como toda equipa que se preza, tem um chefe nomeado.
Na segunda publicação, sobre o “Prémio + Igual”, vemos Mário Passos a entregar sozinho os prémios a empresas e instituições, enquanto a vereadora Sofia Fernandes, responsável pelo pelouro da Igualdade, não foi chamada a entregar nenhum prémio, nem para ficar ao lado do autarca durante a entrega. Ficou na plateia.
Não se sabe se melhor ou pior sorte teve a vereadora Luísa Azevedo, que tutela o pelouro do Voluntariado. Mário Passos não foi ao evento em comemoração ao 16º aniversário do Banco Municipal de Voluntariado. O resultado é que o registo disponível do evento que reuniu 70 voluntários do Banco Municipal de Voluntariado e diversas associações que se dedicam ao voluntariado é uma fotografia que não tem a qualidade habitual – que provavelmente foi fruto da boa vontade de algum dos presentes na iniciativa que terá eternizado o momento com o seu telemóvel.
Mário Passos ignorar os vereadores e açambarcar a visibilidade mediática não é novidade. Fez o mesmo há poucos dias com Hélder Pereira, vereador do Ambiente. tal como em várias outras ocasiões em que não há menção ou citação dos vereadores responsáveis pelos pelouros objeto das ações divulgadas. Mas ignorar a vereadora da Igualdade, num evento para reconhecer a promoção da igualdade entre homens e mulheres, é inqualificável.
Demonstra, porém, que igualdade e respeito parece não haver muito para os lados dos Paços do Concelho, ao contrário do que acontece nas empresas e instituições famalicenses alvo da distinção.
Mas voltemos às imagens partilhadas nas redes sociais de Mário Passos, feitas pelos dois fotógrafos que o presidente tem ao seu serviço. Imagens que não nos mostram a realidade, como esgotos a transbordar, o mau estado do centro da cidade recentemente reabilitado em obras que custaram mais de 10 milhões de euros, entre outras situações.
A realidade é que estamos em 2024 e o abastecimento de água e o saneamento não chegam a 100% do concelho; o estado das estradas (sobretudo as que estão sob responsabilidade municipal e das freguesias) é lastimável; as obras no centro da cidade não têm fim; e os transportes públicos não satisfazem as necessidades de quem vive e trabalha em Famalicão. Tudo isto entre outros problemas. O que não falta são assuntos importantes que, infelizmente, não recebem a devida atenção…
Entretanto, Famalicão segue com o “maior orçamento de sempre” em festas, com novas obras de arte (foram três em cerca de um ano na Praça D. Maria II) e a ostentar prémios (inclusive os comprados) e tantas outras distrações (como a promessa de instalar monumentos em homenagem aos ex-combatentes em todas as freguesias do concelho ou a árvore de Natal que começou a ser montada ainda em outubro – será que este ano a chegada do Pai Natal a Famalicão será no Halloween?).
Comentários