21.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 20 Abril 2024

Antoninas de Famalicão decorrem de 4 a 13 de junho

Uma exposição de arcos vai relembrar o ponto alto das festas: as marchas. Haverá exposições, concurso de quadras e fogo de artifício. Por causa das obras, a alimentação será ao postigo, junto à Central de Camionagem, e a habitual zona de divertimentos, que seria instalada em Ribeirão, foi cancelada por falta de adesão dos empresários do setor.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Este ano, à semelhança do ano passado, não haverá desfile das Marchas Antoninas pelas ruas da cidade. A tradição vai ser relembrada através de uma exposição patente no Parque da Devesa e que vai reunir alguns dos arcos que abrilhantaram as últimas edições daquele que é o ponto alto das Festas.

Haverá ainda para outras duas exposições: as Cascatas a Santo António, na Praça 9 de Abril, e uma última intitulada “Festas Antoninas. Entre o Sagrado e o Profano”, patente no Museu Bernardino Machado e nas ruas e praças da cidade.

Para o dia 13 de junho, às 17h00, está agendada a missa em honra de Santo António. A missa será transmitida em direto da pequena capela de Santo António através do Facebook do Município.

Refira-se ainda que durante este período decorrerá também o concurso de quadras “Santo António e a Mobilidade nas Festas Antoninas”.

As Antoninas de Famalicão terminam no dia 13 de junho, com a habitual sessão de fogo de artifício, às 21h30, no Parque da Devesa.

OBRAS DITAM ALTERAÇÕES NAS FESTAS

As alterações à habitual programação das Festas Antoninas não se devem apenas à covid-19. Por causa das obras no centro da cidade, este ano, e de forma inédita, a Câmara Municipal anunciou que os divertimentos e a zona de alimentação estarão descentralizados.

A zona de alimentação é habitualmente na Praça D. Maria II e a área de diversões no antigo Campo da Feira. Como ambos os espaços estão em obras, foi decidido novo endereço para alimentação e diversão.

A área de alimentação irá funcionar no parque de estacionamento provisório localizado nos terrenos da antiga Central de Camionagem. Funcionará apenas ao postigo e sem esplanada.

Já a habitual zona de divertimentos que a autarquia havia anunciado que seria instalada fora da cidade, mais concretamente no parque de estacionamento do espaço comercial Lago Discount, em Ribeirão, não vai se concretizar.

A autarquia informou que a zona de divertimentos não será instalada “devido ao baixo número de requerimentos apresentados para o efeito por parte dos empresários do setor junto da Câmara Municipal”.

De salientar que o programa das Antoninas está sujeito à evolução da situação epidemiológica no concelho e às orientações impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Até porque no último relatório da DGS sobre a incidência de casos por município, ficamos a saber que aumentou o número de casos de covid-19 em Famalicão e nos municípios vizinhos.

MAIS DE 80 CONCERTOS DE JUNHO A AGOSTO

Os doze concertos que integram o programa das Festas fazem parte do “Anima-te”, programação de animação sociocultural que vai decorrer nos meses de junho, julho e agosto, com o dobro dos espetáculos em relação ao ano anterior – foram 39 espetáculos em 2020 e a Câmara Municipal anuncia que este ano serão mais de 80.

O palco do Anima-te está instalado no Parque da Devesa, ao ar livre, junto ao lago, numa área limitada e preparada para receber cerca de 882 pessoas com todas as condições de segurança. Todos os espetáculos têm entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento no período das 2 horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até 6 ingressos.

Miguel Araújo, no dia 4 de junho, e Zé Amaro, no dia 11, são os principais cabeças de cartaz de um programa que vai também contar com a música dos Cotovia Arisca e da Banda Myllenium, no dia 5, dos Pedra D’Agua e da Banda de Música de Riba D’Ave, no dia 6 de junho, do folclore famalicense e da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, no dia 10, com a voz de Maria do Sameiro e da Banda Fammashow, no dia 12, e a terminar, no dia 13, com os concertos dos Folc D’Ave e da Banda de Música de Famalicão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Eduardo Oliveira e as Antoninas: “Manda a prudência que se fale claro aos famalicenses”

Covid-19 e obras no centro da cidade ditam alterações na programação das Antoninas

Marchas canceladas. Covid-19 ameaça Antoninas pelo segundo ano consecutivo

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.