16.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 19 Abril 2024

Ruivães estreia o espetáculo comunitário “Última Ceia”

Iniciativa decorre esta sexta-feira, 28 de maio, pelas 20h30, no salão paroquial da freguesia e é fruto de uma cocriação com a população.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

O Salão Paroquial de Ruivães, em Vila Nova de Famalicão, é palco na próxima sexta-feira, 28 de maio, pelas 20h30, de um espetáculo comunitário intitulado “Última Ceia”, que vai contar com cerca de uma dezena de participantes em cena, dos quais apenas um é ator profissional, sendo os restantes membros da comunidade.

O espetáculo é o resultado da ação “Se o Mundo Acabasse Amanhã, o Que Eu Faria Hoje?”, desenvolvida pelo município de Famalicão em parceria com a Momento – Artistas Independentes, e foi realizada com o objetivo de explorar a identidade da comunidade das freguesias de Bairro, Delães, Carreira, Bente, Ruivães e Novais recorrendo ao teatro, como arte principal, aliado à música, dança e videografia.

Este projeto artístico desenvolvido em co-criação decorreu entre março e maio deste ano com habitantes das freguesias, com foco na inclusão de pessoas portadoras de deficiência, população sénior e pessoas em risco de exclusão social. Para o efeito, foram desenvolvidas parcerias com entidades locais como o Centro Social e Cultural de Bairro, Paróquia de Ruivães e Juntas de Freguesia dos referidos territórios.

A ideia-base desta ação surgiu de Diogo Freitas e Filipe Gouveia, dois jovens artistas da Momento – Artistas Independentes, uma estrutura de criação com sede na freguesia de Joane, em Vila Nova de Famalicão. “Achamos que seria interessante pensarmos um projeto que fosse 100% das pessoas” refere Diogo Freitas, encenador da ação. Com este projeto, a Momento pretende explorar a individualidade e as aptidões de cada participante e perscrutar os diferentes estímulos de criação e imaginários artísticos, de forma a mostrar que cada pessoa, apesar de diferente, é igual em sonhos, qualidades e talentos.

A ação arrancou com um processo de recolha de testemunhos em regime misto – online e presencial –, de modo a não infringir as restrições relacionadas com o COVID-19, nessa altura, em vigor. As questões levantadas relacionavam-se com o sentimento da despedida, tema principal da ação. Os testemunhos recolhidos pela Momento serviram depois de inspiração para a dramaturgia. O texto que originou o guião “Última Ceia” resultou da união das vozes dos entrevistados, suas histórias e crenças, de forma a permitir a criação de um trabalho artístico com o qual as pessoas se pudessem identificar e sentir como seu.

O espetáculo “Última Ceia” é assim um trabalho de retrato e de homenagem à comunidade que constitui e carateriza os territórios abrangidos. Trata-se de um “espetáculo-carta”, “um espetáculo que fosse (como se) esta comunidade escrevesse ou quisesse dizer alguma coisa à vida, ou antes de se despedir” realça Diogo Freitas. Ao longo do texto são confrontadas emoções, memórias e pensamentos mais fortes, que vão desde a saudade à esperança, enquanto é elaborada uma cerimónia de despedida à própria vida baseada nas perspetivas da comunidade envolvida no projeto.

Como complemento à atividade performativa, haverá a projeção de imagens obtidas durante o processo de auscultação da comunidade. É de salientar que a Momento também realizou atividades ligadas ao movimento e à dança com pessoas portadoras de deficiência do Centro Social e Cultural de Bairro, tendo, estas, ficado registadas em vídeo, servindo de complemento ao espetáculo. Para além deste registo, serão, de igual modo, partilhadas imagens do Grupo Zés P’reiras e Musical “Os Divertidos” e do Grupo Musical “Os Delaenses”.

Dada a limitação de lugares, o controlo da ocupação do espaço será feito através da atribuição de um bilhete gratuito, por pessoa, aquando da entrada no recinto que abrirá 30 minutos antes do início do espetáculo.

Refira-se que a ação “Se o Mundo Acabasse Amanhã, o Que Eu Faria Hoje?” está inserida no projeto HÁ CULTURA | CULTURA PARA TODOS, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE). Com um investimento total previsto de cerca de 310 mil euros e uma comparticipação na ordem de 260 mil euros, o projeto irá envolver cerca de meio milhar de participantes em 17 ações, distribuídas por todo o concelho.

Para já estão em preparação várias ações. Para além da “Se o Mundo acabasse amanhã, o que eu faria hoje?” em parceria com a Momento que vai estrear está em preparação a ação “ARTE’ID” com A Casa ao Lado; a “Diálogo” com a Fértil – Associação Cultural; e a “Todos Somos Paisagem” com o Teatro da Didascália.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.