O prédio com os números 49 a 57 da rua Adriano Pinto Basto pertence à Câmara Municipal desde 1998 e publicámos em 10-07-2025 neste jornal Notícias de Famalicão um artigo a questionar qual o destino que a Câmara iria dar a este edifício com história [ler aqui Casa do Senador Sousa Fernandes e terrenos públicos anexos. Que futuro?].
Há cerca de três meses começaram as obras que as fotos ilustram em parte. A Câmara bem podia e devia colocar junto do prédio um desenho, planta ou algo que informasse o que ali se está a fazer. Na falta dessa informação, os famalicenses interrogam-se e adensa-se o mistério. Não se sabe o uso que vai ser dado a este prédio mandado construir pelo Senador Sousa Fernandes em finais do século XIX.
Entretanto, as próprias obras colocam interrogações. A parede exterior lado sul, junto à entrada da antiga garagem parece estar pronta, mas encontra-se ainda obstruída por um painel publicitário de natureza comercial que tarda em ser retirado. A parte da frente (alçado principal) deverá estar a ser arranjada para repor os azulejos que possuía e foram retirados.
A parte traseira foi revestida a chapa ondulada geralmente aplicada em pavilhões industriais e a foto do lado direito mostra uma parte dessa chapa de cor vermelha. Repare-se na riqueza interior que este prédio possuía e a foto demonstra.
De notar que quem olha para o prédio de frente (passeio nascente da rua Adriano Pinto Basto) vê o céu porque o prédio não tem ainda telhado. De que se está à espera para o colocar?

Quanto ao prédio no seu todo a Câmara tem a obrigação de dizer o uso que lhe quer dar, dando-o a conhecer para que os famalicenses saibam e possam dar a sua opinião. E porque temos o direito de saber vamos questionar a Câmara e dar aos leitores resposta ou a falta dela.
____________________
Os artigos de opinião publicados no NOTÍCIAS DE FAMALICÃO são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.
Comentários