test
18 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 17 Junho 2024

Associação Gerações avança projetos para o envelhecimento ativo e saudável avançam em Lemenhe e Vermoim

Atualmente 20 idosos frequentam as atividades com regularidade.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Desporto ao ar livre em Famalicão em parceria com mais de 70 coletividades locais

Iniciativa decorre de 17 de junho a 12 de julho.

Tony 1 – IMI 0

O orçamento das Antoninas foi de quase um milhão de euros. Bem acima da média do que gastam os concelhos vizinhos.

Iniciativa Liberal cresce e passa a terceira força política de Famalicão

Nas eleições europeias, a Iniciativa Liberal cresceu em Famalicão, mas coordenadora local apresentou a demissão.

O projeto “Clube Sénior + Proximidade”, uma iniciativa que a Associação Gerações está a desenvolver, com o objetivo de descentralizar as atividades que desenvolve na sua sede, na Avenida Marechal Humberto Delgado, começa a dar, de acordo com as expetativas iniciais, os primeiros resultados.

Nesta primeira fase do projeto, o “Clube Sénior + Proximidade” está a abarcar as freguesias de Vermoim e a União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe e Jesufrei. Na União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe Jesufrei e concretamente na Junta de Freguesia de Lemenhe, estão a frequentar com regularidade as atividades propostas pela Associação Gerações, 12 seniores, e na Freguesia de Vermoim, 8 seniores. As atividades desenvolvidas com regularidade incluem a “Inclusão Digital”, o “Treino da Memória” e várias atividades incluídas no “Atelier Ofício dos Saberes” que se estendem, entre outras, à “Arte com Agulhas”, à pintura e ao desenho.

É com orgulho nos objetivos atingidos que a técnica de Serviço Social, Raquel Leitão se refere ao projeto, salientando que “enquanto colaboradora da Gerações, é um orgulho enorme fazer parte dele. Os seniores são maravilhosos e valorizam imenso o trabalho realizado”.

Neste momento, a Associação Gerações, as suas técnicas e os Presidentes de Junta da União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe e Jesufrei e da Freguesia de Vermoim estão já a programar o próximo ano, de forma que as atividades cheguem a mais seniores, diversificando-as e enriquecendo-as.

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Na área da infância, o “Dia Mundial da Criança”, apesar de ter acontecido num fim de semana, não passou ao lado da Associação Gerações.

Embora na instituição, como em todas as IPSS concelhias que trabalham com crianças, o “Dia Mundial da Criança” seja celebrado todos os dias, a Gerações associou-se às comemorações e às atividades que a Câmara Municipal desenvolveu no Parque da Devesa – e que foram realmente ricas e cheias de brincadeira – com a sua cozinha de terra e lama que atraiu a atenção e o interesse de muitas dezenas de crianças que não perderam a oportunidade de brincar ao “faz de conta”, fazendo bolos e panquecas, utilizando o forno, o micro-ondas, o fogão, as colheres, os garfos e a máquina de café, cozinhando pratos da cozinha portuguesa, em dois animados dias de brincadeira que passaram muito depressa.

Comentários