A Câmara de Famalicão vai pagar mais de 11 mil euros pelo aluguer de uma “instalação artística” para a Festa da Flor, evento decorre de sexta-feira a domingo, no centro da cidade.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso aos elementos do ajuste direto realizado com a empresa Ingrediente Habitual Unipessoal, Lda. pelo montante de 9500 euros (valor que acrescido de IVA ascende ao total de 11685 euros). O aluguer tem a duração de 12 dias. Ou seja, o valor a pagar corresponde a quase mil euros por dia [ver contrato].
O nosso jornal perguntou à Câmara Municipal se a peça artística alugada é o ramo de flores gigante com borboletas ao lado de um painel com a inscrição “Festa da Flor”, que está localizado atrás da estátua D. Maria II, mas até ao momento a autarquia não respondeu.
PROGRAMAÇÃO
São três dias de festa com exposições, oficinas, desfiles, música, gastronomia e venda de flores, com a participação de cerca de 40 coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho.
O evento tem também programação cultural, com animação pelas ruas, exposição das ornamentações florais, oficinas de cerâmica artística, de pintura, bordado, artes decorativas, de terrários, flores de papel, teatro infantil e espetáculos musicais: na sexta-feira com concertinas pelas ruas da cidade (15h00 às 19h00), o concerto de Helena Fernandes (21h30) e do projeto ‘Chão de Estrelas’, que junta artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble (22h30).
No sábado, há desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses (15h00 às 17h00), concerto de Joaquim Carneiro e convidados (20h30) e de Maria Silva (21h30), que antecede o espetáculo de Carolina Deslandes (22h30).
A Batalha das Flores, na tarde de domingo, traz para as ruas da cidade cerca de 30 associações com mais de 1200 pessoas envolvidas, com carros alegóricos, trajes, adereços coloridos e muitas flores que dão corpo a um desfile pelas principais ruas do centro da cidade.
A festa encerra com um concerto da Banda de Famalicão na Praceta Cupertino de Miranda. Tudo isto acontece gratuitamente nos palcos instalados na Praça D.Maria II.
Comentários