23.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 5 Outubro 2022

Mais de uma centena de jovens atletas famalicenses marcaram presença nos XIV Jogos do Eixo Atlântico

A 14ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico aconteceu na cidade da Maia entre os dias 5 e 8 de julho.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Feira Grande de S. Miguel animou o centro da cidade

Certame dedicado às tradições famalicenses aconteceu no último fim de semana.

PAN preocupado com a qualidade das refeições escolares em Famalicão

Alergénios na sopa e a presença de dióxido de enxofre e sulfitos em algumas refeições são algumas das preocupações do PAN com as refeições nas escolas famalicenses.

GRACAFE promove 6ª Corrida Pedome / Oliveira Santa Maria

Evento terá lugar dia 22 de outubro. Além das corridas, será realizada uma caminhada solidária.

CIOR inicia ano letivo com várias dinâmicas no âmbito do programa europeu Erasmus+

Os estágios serão realizados em empresas e instituições parceiras da escola.

Com uma comitiva constituída por 103 atletas, acompanhados por 21 técnicos e dois delegados municipais, o concelho de Vila Nova de Famalicão esteve representado na 14ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que aconteceu na cidade da Maia de 5 a 8 de julho.

Os jovens atletas famalicenses competiram nas modalidades coletivas de basquetebol feminino e masculino, andebol feminino, voleibol feminino e futebol masculino. Nas modalidades individuais esteve presente com a natação masculinos e femininos, natação adaptada masculinos e femininos, atletismo feminino e masculinos e atletismo adaptado masculino e feminino.

No total, Famalicão fez-se representar no pódio cerca de 24 vezes, tendo os atletas alcançado o primeiro lugar cerca de nove destas, no atletismo, na natação e na natação adaptada.

Numa cerimónia de receção aos atletas realizada no salão da Assembleia Municipal no dia 13 de julho, os atletas presentearam os membros do executivo com uma camisola alusiva ao evento, assinada por todos os participantes, e uma personalizada para o presidente da Câmara, pelas mãos da atletas Sílvia e Tatiana, respetivamente atletas de Atletismo Adaptado e Andebol.

Mário Passos deixou um “agradecimento a todas as pessoas envolvidas e que possibilitaram esta representação forte nos Jogos do Eixo Atlântico”, valorizando atletas, dirigentes associativos, técnicos envolvidos e famílias dos atletas, pois “todos têm um papel fundamental no alcance dos sucessos desportivos que temos verificado (…) é tudo graças ao vosso empenho e dedicação”, realçou o edil.

Relativamente à importância da prática desportiva, o edil salienta que “o desporto tem uma força intrínseca muito grande (…) é capaz de transmitir a imagem de um concelho, de nos dar notoriedade e prestígio, e a valorização do território”.

Com início em 1995, os Jogos do Eixo Atlântico realizam-se de dois em dois anos e constituem-se como um evento desportivo transfronteiriço único na Europa, que envolve uma participação superior a 2000 atletas provenientes de três dezenas de cidades das regiões do Norte de Portugal e Galiza, que constituem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -