18.4 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 21 Junho 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Obra sem identificação na freguesia da Carreira coloca em risco represa de água

Em causa a destruição de uma represa de água e alteração do curso natural de um ribeiro. Partido também chama também atenção para outro facto: a ausência de licença e alvará na obra.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mais enfermeiros no centro de vacinação de Famalicão

24 enfermeiros reforçam equipa no centro de vacinação até ao final de julho.

Paulo Costa é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal

Deputado municipal concorre à presidência da Câmara. Catarina Ferraz encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Agostinho Fernandes quer Eduardo Oliveira a “virar a página de Famalicão”

“Servir as pessoas é a verdadeira essência da política. Estou aqui para servir os famalicenses”, enfatizou Eduardo Oliveira na apresentação do mandatário e de todos os candidatos a vereadores.

Canil de Famalicão custa mais de meio milhão de euros e derrapa 50 mil

A Câmara Municipal aprovou reforço de 10% nas obras de construção do novo canil municipal. Equipamento está a ser construído junto do antigo canil e estará equipado com cerca de 80 boxes para cães, 45 para gatos e 4 para outras espécies.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A destruição de uma represa de água e o habitat natural de anfíbios por causa de uma obra na rua do Fontanário, na freguesia da Carreira, chamaram a atenção da população que levou o assunto ao partido PAN Pessoas Animais Natureza.

Alertada para as alegadas situações de irregularidade na obra, membros do PAN-Famalicão foram até ao local. Durante a visita foram informados que, a cerca de três anos, terá ocorrido uma obstrução de um curso natural do ribeiro do Cardal.

Neste sentido, o partido dirigiu um conjunto de questões, quer à Câmara Municipal quer à União de Freguesias de Bente e Carreira, para obter esclarecimentos relativos à finalidade da obra e o motivo que esteve na base da obstrução do curso natural de água.

Importa, igualmente, ao partido saber que medidas estão a ser consideradas para a manutenção da fonte de água do local.

Na obra não foi avistada identificação da obra, nem a licença de execução ou o alvará da empresa responsável pela mesma. Fotografia DR/PAN-FAMALICÃO

“Para o PAN é imperioso a proteção da biodiversidade local, assim como a manutenção e defesa dos nossos meios hídricos. Desconhecemos que estudos foram feitos no âmbito do impacto desta obra na fauna e flora e nesse sentido solicitamos esclarecimentos às entidades competentes.” refere Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia.

Acompanhado pelo vereador das freguesias, Mário Passos, e pelo presidente da União de Freguesias, Agostinho Veiga, Paulo Cunha visitou Carreira e Bente em novembro do ano passado. Fotografia DR/CMVNF

“Também estranhamos os motivos que levam à não identificação da obra em causa, nomeadamente da licença de execução da obra e alvará da empresa responsável pela mesma”, acrescenta Sandra Pimenta.

De acordo com informações consultadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, a obra em curso é pública. Em novembro do ano passado a Câmara Municipal dava conta de uma visita do presidente Paulo Cunha à união de freguesias de Carreira e Bente, acompanhado por Mário Passos, vereador das freguesias.

Na ocasião foram anunciados investimentos na união de freguesias, sendo a rua do Fontanário, freguesia da Carreira, um dos locais com intervenção prevista.

“Trata-se de um espaço com cerca de 4 mil metros quadrados, localizado na Rua do Fontanário, dotado de equipamentos de fitness e embelezado por um ribeiro que passa naquela zona”, explicou o presidente da União de Freguesias, durante a visita de Paulo Cunha, em novembro de 2020.

Comentários