29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023

Obra sem identificação na freguesia da Carreira coloca em risco represa de água

Em causa a destruição de uma represa de água e alteração do curso natural de um ribeiro. Partido também chama também atenção para outro facto: a ausência de licença e alvará na obra.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

A destruição de uma represa de água e o habitat natural de anfíbios por causa de uma obra na rua do Fontanário, na freguesia da Carreira, chamaram a atenção da população que levou o assunto ao partido PAN Pessoas Animais Natureza.

Alertada para as alegadas situações de irregularidade na obra, membros do PAN-Famalicão foram até ao local. Durante a visita foram informados que, a cerca de três anos, terá ocorrido uma obstrução de um curso natural do ribeiro do Cardal.

Neste sentido, o partido dirigiu um conjunto de questões, quer à Câmara Municipal quer à União de Freguesias de Bente e Carreira, para obter esclarecimentos relativos à finalidade da obra e o motivo que esteve na base da obstrução do curso natural de água.

Importa, igualmente, ao partido saber que medidas estão a ser consideradas para a manutenção da fonte de água do local.

Na obra não foi avistada identificação da obra, nem a licença de execução ou o alvará da empresa responsável pela mesma. Fotografia DR/PAN-FAMALICÃO

“Para o PAN é imperioso a proteção da biodiversidade local, assim como a manutenção e defesa dos nossos meios hídricos. Desconhecemos que estudos foram feitos no âmbito do impacto desta obra na fauna e flora e nesse sentido solicitamos esclarecimentos às entidades competentes.” refere Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia.

Acompanhado pelo vereador das freguesias, Mário Passos, e pelo presidente da União de Freguesias, Agostinho Veiga, Paulo Cunha visitou Carreira e Bente em novembro do ano passado. Fotografia DR/CMVNF

“Também estranhamos os motivos que levam à não identificação da obra em causa, nomeadamente da licença de execução da obra e alvará da empresa responsável pela mesma”, acrescenta Sandra Pimenta.

De acordo com informações consultadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, a obra em curso é pública. Em novembro do ano passado a Câmara Municipal dava conta de uma visita do presidente Paulo Cunha à união de freguesias de Carreira e Bente, acompanhado por Mário Passos, vereador das freguesias.

Na ocasião foram anunciados investimentos na união de freguesias, sendo a rua do Fontanário, freguesia da Carreira, um dos locais com intervenção prevista.

“Trata-se de um espaço com cerca de 4 mil metros quadrados, localizado na Rua do Fontanário, dotado de equipamentos de fitness e embelezado por um ribeiro que passa naquela zona”, explicou o presidente da União de Freguesias, durante a visita de Paulo Cunha, em novembro de 2020.

Comentários