8.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Março 2024

Paulo Cunha manda retirar pedras soltas da nova rotunda do estádio

Paulo Cunha mandou retirar as pedras soltas de uma obra feita no espaço público sem fiscalização camarária. Preocupado com a segurança pública, o PS diz que as obras municipais são tratadas “de forma assustadora e incompreensível".

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

As pedras soltas de granito que tinham sido colocadas nas obras de reabilitação urbana na Rua de São Julião, em Calendário, junto ao Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, foram retiradas por determinação da Câmara Municipal.

A obra chegou a ficar concluída, mas não tinha sido fiscalizada e só depois de o caso ter sido notícia é que a autarquia decidiu agir.

As pedras geraram polémica, sobretudo depois de o Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão e Calendário ter vindo a público alertar para “o risco latente para a segurança pública”, dada a proximidade do estádio de futebol.

As obras em causa realizaram-se na sequência da construção de uma rotunda como elemento regulador do trânsito entre a Rua de São Julião e um novo arruamento, a poente do Estádio Municipal, que vai dar acesso ao futuro supermercado Mercadona e ligar à Avenida de França.

Entre a Casa do FC Porto e as entradas sul do Estádio Municipal de Famalicão foram criados espaços ajardinados, alternados com canteiros preenchidos com pedras de granito.

Em cima a obra feita, em 2 de abril. Em baixo a obra desfeita, em 17 de abril. Fotografias NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

Só depois de os vereadores do PS terem levado o caso à reunião da Câmara Municipal é que o presidente da Câmara, Paulo Cunha, reagiu para revelar que se tratava de “uma obra ilegal” feita pelo “promotor imobiliário”, alegadamente à revelia da autarquia. E, na sequência, mandou retirar as pedras.

A nova rotunda já sem as pedras perigosas em 17 de abril de 2021. Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

Paulo Cunha, que tutela diretamente o pelouro das Obras Municipais, não tinha tomado qualquer posição até o assunto ter vindo a público no jornal NOTÍCIAS DE FAMALICÃO. Isto não obstante a obra ter demorado várias semanas a ser feita.

Aos vereadores, Paulo Cunha explicou que “a responsabilidade é da empresa titular da operação de loteamento, cujos contornos o município desconhecia por não lhe ter sido submetido o respetivo projeto”.

“LAXISMO” E “SILÊNCIO”

O Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão e Calendário, em comunicado enviado aos jornais, lamentou a explicação do presidente da autarquia, por considerar que resume, “de forma assustadora e incompreensível, como uma obra com este relevo tendo vindo a ser tratada, descartando as suas próprias responsabilidades” e assumindo “não ter conhecimento de nada”.

As pedras foram retiradas só depois de o caso ter vindo a público. Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

Para o PS, há duas explicações para o sucedido: ou Paulo Cunha “está mesmo convicto do que afirma, o que revela, mais uma vez, a sua faceta de mero agente burocrático de processos que lhe são endereçados (a exemplo do sucedido com a antena na Escola D. Maria II) ou o laxismo político é de tal ordem que o atual presidente da Câmara Municipal entende não ter o dever político de ser o garante da causa pública em Vila Nova de Famalicão”.

O PS de Famalicão e Calendário destaca ainda o “silêncio” da presidente da Junta da União de Freguesias, Estela Veloso: “Devemos questionar se ainda existe motivação política para lideraram os destinos da freguesia.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pedras soltas polémicas em obras da via pública à porta do Estádio de Famalicão

Obras junto ao estádio “são ilegais”. Câmara tem “postura meramente reativa”, diz o PS

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.