12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 5 Dezembro 2024

Roda gigante sem bilhetes gratuitos para crianças das escolas e clientes do comércio tradicional

Roda gigante fora da parceria entre a Câmara Municipal e a ACIF.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A roda gigante, que é a grande novidade do programa de Natal deste ano em Famalicão, está a suscitar polémica. Em causa, a ausência de bilhetes gratuitos, ao contrário do que tradicionalmente acontece com outros divertimentos, nomeadamente o carrossel e o comboio de Natal.

A oferta de bilhetes dos divertimentos para escolas e clientes do comércio tradicional é uma tradição que faz parte do programa de Natal em Famalicão e tem como objetivo dinamizar a cidade e incentivar os famalicenses a fazerem as suas compras na cidade em vez de optarem pelas grandes superfícies e centros comerciais.

Este ano, à semelhança dos anos anteriores, o carrossel e o comboio de Natal têm bilhetes gratuitos para quem faz compras no comércio tradicional em estabelecimentos associados à Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).

Além disso, durante as manhãs dos dias úteis, o carrossel e o comboio de Natal são de uso exclusivo das escolas do concelho gratuitamente mediante marcação junto da ACIF. No demais horários e dias da semana ambos os divertimentos estão abertos ao público em geral, seja através da aquisição de bilhetes ou de bilhetes oferecidos pelo comércio tradicional, nomeadamente estabelecimentos associados à ACIF, que adquirem os bilhetes a custos reduzidos junto da Associação.

Fotografia: CMVNF/DR

Já a roda gigante, que é a grande novidade da programação, não tem bilhetes gratuitos.

“Refira-se ainda que a autarquia vai distribuir gratuitamente bilhetes para o circo do INAC, carrossel e comboio para as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos e bilhetes para a pista de gelo para os alunos do 2.º ciclo”, informou a autarquia num comunicado enviado à comunicação social no dia 9 de novembro.

RODA GIGANTE FORA DA PARCERIA COM A ACIF

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara Municipal para saber por que razão a roda gigante não foi incluída na habitual parceria com a ACIF, mas, até ao momento o gabinete de comunicação da autarquia não respondeu.

No entanto, associados e outras fontes próximas à ACIF disseram ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que a sugestão para incluir uma roda gigante no rol de divertimentos do programa de Natal deste ano foi apresentada ao Município pela própria ACIF.

A Câmara Municipal de Famalicão alugou a roda gigante, que tem 118 lugares, a uma empresa de eventos sediada na Maia. O valor que a pagar pelo aluguel é de 49 mil euros. Acrescido do IVA, o valor total ascende aos 60.270 euros.

Este modelo é diferente do que acontece nas Festas Antoninas, em que são os operadores de carrosséis e outros divertimentos que têm de pagar à autarquia pela utilização do espaço público.

Fotografia: CMVNF/DR

O preço do bilhete é 3 euros para crianças (até aos 12 anos, menores de 8 anos só acompanhados por adulto) e 4 euros para adultos. Há ainda um pack familiar (4 pessoas, mesmo agregado familiar) com o custo de 10 euros. Crianças até aos 2 anos de idade não pagam bilhete. O horário de funcionamento é de domingo a quinta das 10h00 às 22h00, e sextas e sábados das 10h00 às 24h00.

Excerto do programa de Natal de Famalicão divulgado no site da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Recorde-se que programa de Natal arrancou no último sábado, dia 25 de novembro, com a inauguração da iluminação, e prolonga-se até ao dia 7 de janeiro. [ver aqui Famalicão acendeu este sábado a luz do Natal]

O programa de Natal de Famalicão é promovido pela autarquia em parceria com a ACIF, entre outras associações, instituições e empresas do concelho. A programação completa pode ser consulta aqui.

Comentários