O sistema de pagamento informático do Parque Mouzinho de Albuquerque, situado em frente ao Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão, falhou na manhã deste sábado, 17 de maio, deixando retidos os condutores que pretendiam sair do espaço, que é gerido pela Câmara Municipal.
O problema ocorreu pelas 9h00 deste sábado, quando alguns veículos, parte deles de clientes do mercado municipal, que tinham entrado pelo sistema Via Verde, não conseguiram sair do parque de estacionamento.

Ao fim de vários minutos e quando já estava formada uma fila de alguns automóveis, foi chamada a intervenção de dois agentes da Polícia Municipal, que estavam nas imediações do mercado.
Praticamente ao mesmo tempo, apareceu um homem com um crachá que o identificava como sendo funcionário municipal. Estava munido com uma chave que permitiu desligar o sistema e resolver o bloqueio manualmente.

Os carros que tinham entrado pelo sistema Via Verde foram fotografados, para que, posteriormente, os serviços da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão comuniquem o tempo de permanência dos veículos à empresa de mobilidade conhecida por gerir o sistema de portagem eletrónica nas autoestradas.
Segundo testemunhos recolhidos no local, e registados pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, o bloqueio deveu-se a “problemas no sistema informático”, mais concretamente “na base de dados”, pelo que o operador municipal explicou aos utentes do parque que teve necessidade de reiniciar o sistema informático, para resolver o bloqueio. Mas não foram explicadas as causas do problema.
JÁ NÃO É A PRIMEIRA VEZ…
No entanto, as pessoas afetadas manifestaram a sua estranheza pelo sucedido e lembraram que já não é a primeira vez que acontecem falhas destas no parque, tendo já acontecido que automobilistas que tinham entrado pelo sistema da Via Verde foram depois impedidos de sair.
Já depois de publicada esta notícia, um leitor do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO informou-nos que o sistema tem estado fora de serviço. “Esta semana passei lá, em dois dias diferentes, e tinha um papel a referir que está avariado e estava tudo aberto”, informou a referida fonte, devidamente identificada.
Recorde-se que Câmara Municipal havia prometido que o estacionamento nesse espaço da antiga feira semanal, sempre foi gratuito, continuaria a sê-lo após as obras de reabilitação no centro da cidade, que custaram cerca de 10 milhões de euros, e eliminaram lugares de estacionamento em parte da Praça Mouzinho de Albuquerque, bem como em ruas adjacentes [ver notícia Câmara Municipal cobra estacionamento que prometeu que seria gratuito].
* Notícia atualizada às 11h20 com informação enviada por um leitor.
Comentários