15.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 20 Abril 2024

Sobre o estilo serguilhiano

Ao entrarmos nos textos de Luís Serguilha – poeta famalicense radicado no Brasil – a vida acontece porque sentimos que a leitura é um tempo puro que se libertou da escravatura das significações.

5 min de leitura
- Publicidade -
Sheila Mihailenko Magri
Sheila Mihailenko Magri é jornalista, escritora, comunicadora e filósofa brasileira. É doutoranda e mestre em Comunicação e Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. É autora do livro "Porta-vozes do Capital", (2020).

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

A trajetória do poeta, ensaísta e curador de arte, nascido em Vila Nova de Famalicão, é singular e amplamente notória no Brasil. Sobretudo pela sua destacada participação em conferências e palestras, ministradas para renomadas universidades de vários estados do país.

Luís Serguilha atravessou 18 estados brasileiros e criou impacto ético-estético por meio de curadorias de arte, de literatura e de psicanálise, realizadas em diversos institutos.

No ano passado, pude acompanhar alguns de seus discursos nos canais universitários e nos encontros das Raias Poéticas e do Pensamento, que mesmo diante do cenário pandêmico, conseguiram reunir mais de 120 convidados ibero-afro-americanos, durante a sua nona edição.

É importante ressaltar que notei o apoio conferido ao evento pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Serguilha é um poeta impulsionador de pensamentos e um espírito aglutinador de seres do sensível e de signos artísticos.

 

O encontro com o genial livro “A Actriz A Actriz (o palco do esquecimento e do vazio)”, publicado pela Kotter Editorial de Curitiba, aconteceu quando assisti à ciranda de crítica literária do seu lançamento e que reuniu ensaístas, críticos, filósofos, artistas, poetas, professores, cineastas, escritores e jornalistas do Brasil, de Portugal, da Espanha e de Angola.

Vale mencionar aqui que o escritor recebeu recentemente o importantíssimo Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura no Brasil pelo seu livro Hamartia.

O estilo laharsista de Luís Serguilha tem sido pesquisado por grandes estudiosos da literatura como Ernesto Melo e Castro, Ana Maria Haddad, Éris Antonio Oliveira, Ana Lúcia de Oliveira, Luís Adriano Carlos, Fernando Castro Branco, Luísa Monteiro e Chiu Yi Chih entre outros acadêmicos de vários países.

Podemos encontrar ensaios críticos sobre as suas obras em revistas de arte e literatura (Palavra Comum, Ruído Manifesto, Acrobata, Zunai, Germina, entre outras publicações).

Saliento que a revista GuaráLinguagem e Literatura, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, produziu dois números exclusivos com críticas dedicadas às suas construções literárias-ensaísticas.

A partir da leitura destes acadêmicos-críticos compreendi que Serguilha arquiteta versos por uma composição que hibridiza palavras e conceitos da literatura, da fisiologia, da bioquímica, da arqueologia, da geologia, das artes e da filosofia.

Como pesquisadora do campo da comunicação, tenho interesse de analisar intertextualidades e ética em discursos.

Venho estabelecendo algumas aproximações entre estética e comunicação a partir de tensionamentos com conceitos do filósofo russo da linguagem, Mikhail Bakhtin.

Deste modo, levando em consideração os dialogismos em Bakhtin e a comunicação, decidi analisar os atravessamentos discursivos e intertextuais do manguezal-poema “A Actriz A Actriz”, de Luís Serguilha.

Neste sentido, por meio de uma “instrumentação cartográfica”, aliada a algumas categorias bakhtinianas, observei a trama dialógica na construção poética serguilhiana.

A ACTRIZ de Serguilha não é um ente, não é uma mulher específica e não se trata de um sujeito psicológico, ou pessoal, ou biográfico. A personagem foge de uma história linear. Ela evita a representação do “eu” e escapa à nomeação.

Trata-se de uma força-ACTRIZ poética-narrativa que não representa um personagem protagonista da vida, mas que dá expressividade aos pontos de vista da existência dentro de vigores afetivos-artísticos-corporais.

Primeiramente, notei que, mesmo a partir da irrepresentatividade da personagem-rítmica ACTRIZ, as vozes que afloram do e no manguezal-poema gestam direções múltiplas.

Percebi que o “autor-criador” de A Actriz A Actriz não escolheu por acaso o título do seu poema-mangue de 1.040 páginas.

É ACTRIZ porque o feminino é uma força estética do múltiplo e está dentro da semiótica das intensidades. Ao entrarmos em contato com os versos de “A Actriz A Actriz” sentimos que cada enunciado do manguezal-poema abre múltiplos diálogos em um microcosmo de tensões conceituais.

A voz do poeta introduz recomeços sígnicos em uma multiplicidade de variáveis. O notável é que, mesmo na histeria e no delírio, as vozes poéticas na ACTRIZ se arremessam em um labirinto para trazer à tona um discurso ético da diferença e destruindo qualquer tentativa solipsista.

Compreender o manguezal-compositivo “A Actriz A Actriz” de Luís Serguilha, segundo Bakhtin, implicaria em um gesto de leitura responsiva no qual problematizar a vida é um ato-criativo.

Nessa leitura bakhtiniana do manguezal-poema, observei uma ética-estética que, em muitos pontos, dialoga com o conceito do ato responsivo responsável do Bakhtin.

A ética “sem álibi” do filósofo russo advém na existência, no mundo da vida e em responsividade ao outro e, portanto, à potência da alteridade.

Deste modo, ao lermos os acontecimentos no poema- manguezal de Serguilha, a ACTRIZ torna-se uma personagem conceitual ética e jamais moral.

Actriz é uma “palavra-laharsista” em estado de transmutações permanentes. A partir de seu estilo, Serguilha detona nos territórios uma linguagem cataclísmica que, tal como o lahar javanês, agrega uma avalanche vulcânica de sentidos.

O seu poder erosivo-afetivo recorta a superfície das páginas. Serguilha constrói imagens poéticas vigorosas extrapolando limites por meio de dobras do transbarroco.

O poeta ativa cenas em movimentos textuais dotados de uma crueldade-delicada do pensamento sobre o corpo-artista.

A singularíssima “máquina de guerra laharsista” de Serguilha vai mobilizando uma multiplicidade de “palavras-signos”, recombina-as, deformando seus sentidos e desarticulando estruturas rígidas de discursos morais a partir da combinação criativa de imagens afetantes.

O ritmo se torna uma força volitiva do “autor-criador” que compõe a trama da arte por meio do acontecimento que intensifica a vida.

O ato estético cria o ritmo na trama. Este movimento só poderá ser feito pelo “autor-criador” a partir de um “gesto amoroso”, segundo aponta Bakhtin.

Em Serguilha, nos confrontamos com novas palavras, novas linguagens e novos dicionários afetivos. Deste modo, Serguilha é um poeta-onomaturgo. É criador de uma marchetaria intertextual afetivo-volitiva. Os diálogos no manguezal-discursivo dos versos de “A Actriz A Actriz” mergulham no encontro turbilhonar do inédito.

O poeta reconstrói palavras e conceitos por meio de novos sentidos, de uma correnteza intrassígnica complexa, rompendo completamente com a normatividade.

É verificável a musicalidade ritornélica, as polifonias, os coros gregos e a voz misturada dos trovadores nos seus textos. A ACTRIZ grita o verbo “ser-porvir-acontecer” como um refrão improvisata e não como uma definição propositiva.

Como dizem os ensaístas, críticos literários e filósofos, ler um poema serguilhiano é mergulhar no mundo paradoxal, é ser forçada a pensar o impensável. Serguilha leva-nos para outras geografias, outras ciências, outros mundos.

Ele fricciona movimentos conceituais, quebrando com as predominâncias do sujeito psicológico e do sensório-motor. Simultaneamente, cria uma estilização acósmica e polinizadora de singularidades por meio da expressão de um corpo anorgânico.

Serguilha problematiza a vida ininterruptamente. Contudo, seus textos são luzes “turbilhonares da matéria”. A leitura de seus poemas é uma prática delirante que vai ao encontro de forças afetivas. Com o poeta Luís Serguilha, deciframos novos signos e capturamos forças sensíveis ocultadas.

Esta desmesura, como diz Blanchot, é o imenso, é uma força criativa que não tem medida. Logo, o manquezal-poema de Serguilha é inesgotável, é uma potência do pensamento.

Ao entrarmos nos textos de Luís Serguilha, a vida acontece porque sentimos que a leitura é um tempo puro que se libertou da escravatura das significações.

Comentários

Sheila Mihailenko Magri
Sheila Mihailenko Magri é jornalista, escritora, comunicadora e filósofa brasileira. É doutoranda e mestre em Comunicação e Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. É autora do livro "Porta-vozes do Capital", (2020).
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.