A adaptação escolar vai muito além da primeira semana

Devemos estar atentos a muito mais do que o choro, e esta atenção deve acontecer todos os dias do ano. A comunicação é a chave.

Comentários

2 min de leitura

A primeira semana de escola é vivenciada com ansiedade por crianças e pais. Muitas vezes, esta ansiedade é sentida sobretudo pelos pais! É normal o desconhecido assustar e gerar preocupação: uma nova escola, uma nova professora, novos amigos, novas aprendizagens. E todas estas novidades geram diversas dúvidas: será que vai comer bem? Será que vai gostar da matéria? Será que vão brincar com ele(a) no recreio?

Tipicamente, finda a primeira semana de escola, termina também esta ansiedade: se a criança não fica a chorar, então a adaptação está feita! O que os adultos não sabem é que a ausência de choro não é sinal de adaptação e que, na verdade, a
adaptação acontece ao longo de todo o ano letivo…

Não podemos deixar cair no esquecimento todas as adaptações pelas quais a criança irá passar após a primeira semana de escola, como fazemos com as séries que vemos e nos parecem impactar imenso a vida (momentaneamente).
Não há muito tempo, mal abríamos uma rede social éramos inundados por uma enchente de testemunhos impactados pela série “adolescência”. Os pais fizeram todo o tipo de reflexões sobre como iriam lidar com os seus filhos após assistirem algo tão pesado. Culparam-se as redes sociais, a falta de comunicação em casa… mas passado uma semana, já ninguém se lembrava da mensagem passada pela série, e as crianças voltaram a afundar-se nos seus telemóveis, havendo pouca comunicação em família.

- Publicidade -

Só que a adaptação escolar não é uma série e acontece na vida real. Devemos estar atentos a muito mais do que o choro, e esta atenção deve acontecer todos os dias do ano. Sim, a comunicação é a chave, mas perguntar “como correu a escola?” apenas vai levar a respostas como “bem”, que são pouco informativas. É preciso substituir esta pergunta por perguntas abertas, que exijam respostas concretas e que incidam sobre três grandes domínios: o emocional (e.g., “o que gostaste mais de aprender na escola hoje?”), o comportamental (e.g., “o que fizeste hoje no recreio?”, e o cognitivo (e.g., “em que disciplina estás a sentir dificuldades?”).

Crianças bem adaptadas à escola exigem famílias que se fazem parte da vida escolar o ano todo!

Comentários

Notícia anterior

Pedro Alves critica “obras apressadas” na Avenida Humberto Delgado em Famalicão

Notícia seguinte

Candidatos da Iniciativa Liberal às câmaras de Famalicão e da Trofa visitaram Hospital S. João de Deus

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.