“Ambientar-se” assinala 10 anos com debate sobre “a Era do Lixo”

Conferência reúne em Famalicão especialistas sobre a temática dos resíduos sólidos

Comentários

2 min de leitura

O Município de Vila Nova de Famalicão, através da equipa de Gestão do Parque da Devesa e em parceria com associações locais ligadas ao ambiente e à sustentabilidade, promove nos dias 21 e 22 de novembro uma nova edição da conferência ambiental “Ambientar-se”, que este ano assinala o seu 10.º aniversário.

Sob o tema “A Era do Lixo”, o encontro pretende alertar a população e os decisores para a excessiva produção de resíduos, as baixas taxas de separação e reciclagem e o consumismo crescente da sociedade atual. O objetivo é promover a reflexão e incentivar mudanças nos estilos de vida e nas políticas de consumo e gestão de resíduos, que continuam a representar um desafio em Portugal e no mundo.

As conferências do “Ambientar-se” têm como ponto de partida a exibição de um filme para que depois seja promovido o debate, sendo que este ano a iniciativa arranca no dia 21 de novembro com uma visita guiada ao Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Riba de Ave, gerido pela RESINORTE.

- Publicidade -

No dia 22 de novembro, as atividades concentram-se no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, onde será feita a exibição de filmes temáticos — “Lixo Fora de Lugar”, de Nikolaus Geyrhalter, “Oceanos de Plástico” (versão curta), “Upstream: Microplastics in UK Rivers” e o vídeo “Lowsumerism – O Consumismo Consciente”. Após as projeções, terão lugar dois painéis de debate com especialistas, dedicados aos temas dos “Resíduos: o lixo que fazemos”, “Microplásticos: a água da vida contaminada” e sobre “Redução do consumo: menos é melhor”.

As inscrições para a edição deste ano do “Ambientar-se” podem ser efetuadas através do site www.parquedadevesa.com
Aos participantes o Município disponibiliza, mediante inscrição, transporte gratuito entre a Estação Rodoviária e o Centro de Estudos Camilianos, bem como almoço vegano e inclusivo.

Recorde-se que o projeto “Ambientar-se” teve início precisamente a 16 de outubro de 2015, e ao longo da última década tem promovido a educação ambiental e a reflexão sobre a sustentabilidade em Vila Nova de Famalicão, afirmando-se como uma referência no panorama nacional.

Comentários

Notícia anterior

Famalicão aposta na melhoria energética de escolas e complexos desportivos

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.