Apanha da azeitona na Associação de Moradores das Lameiras

Instituição afirma que mais do que uma simples colheita, “foi um reencontro com as raízes”.

Comentários

1 min de leitura

Com a chegada do outono, chegou também o tempo em que os idosos do Centro de Dia da Associação de Moradores das Lameiras (AML) colherem as azeitonas da oliveira da instituição, um momento sempre aguardado com carinho por todos.

De cesta na mão e com a alegria estampada nos rostos, os idosos dedicaram-se à apanha da azeitona, revivendo gestos e rotinas que os transportaram para outros tempos, quando este trabalho fazia parte do quotidiano das suas famílias. “Cada azeitona colhida trouxe à conversa histórias antigas, recordações de infância e a lembrança de como a vida simples do campo unia gerações em torno da entreajuda”, refere a AML em comunicado.

Nesta atividade a instituição contou com a presença e colaboração do amigo da associação, o senhor Tiago, que se juntou à atividade com entusiasmo e boa disposição. A sua ajuda foi preciosa e o seu gesto de amizade reforçou o espírito comunitário que tanto caracteriza a AML.

- Publicidade -

“Entre risos, partilhas e abraços, o dia tornou-se mais do que uma simples colheita: foi um reencontro com as raízes, uma celebração da vida e da tradição, um recordar de que a terra tem o poder de aproximar pessoas e de despertar emoções”, afirma a AML em comunicado.

A instituição refere que, no final, não ficaram apenas as azeitonas colhidas, mas sobretudo “o sentimento de união, de pertença e de gratidão”, salientando que “momentos como este mostram-nos que, quando se semeia carinho e solidariedade, colhem-se os frutos mais preciosos: a amizade e a memória”.

Comentários

Notícia anterior

Polémica de Natal: Câmara de Famalicão avança com concurso para divertimentos e “exclui” ACIF

Notícia seguinte

Medicina do Trabalho: o remédio proibido na escola doente

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.