O prédio com os números 49 a 57 da rua Adriano Pinto Basto pertence à Câmara Municipal desde 1998.
Este prédio foi mandado construir em finais do século XIX pelo Senador Joaquim José de Sousa Fernandes (1849-1929), que ali viveu, encontrando-se num estado avançado de abandono que as fotos muito bem ilustram.

Trata-se de um edifício com muito significado e valor histórico no património colectivo local. A relevância da preservação do edifício é irrefutável.
Neste prédio morou mais tarde e teve ali o seu consultório o conhecido medico Dr. Sousa Fernandes, que, utilizava com perícia a entrada nº 49, com um portão de folhas em ferro cravejado ao lado, para meter o seu vistoso Citröen descapotável vermelho e o seu FIAT preto.
O prédio também era conhecido por casa do Café Pinho por aí ter funcionado uma loja de venda de café muito apreciado e procurado nos números 51 e 53 do seu rés-do-chão.
O edifício está devoluto há décadas e o abandono foi ao ponto de deixarem cair ricos elementos decorativos nomeadamente; azulejos que precisam de ser recuperados. Pena é que a bela clarabóia envidraçada tenha desaparecido.
Recentemente a Câmara parece ter acordado e querer dar aquele prédio uma utilização condigna. Dizemos parece, por terem sido colocados andaimes e andarem lá trabalhadores ao seu serviço, mas os famalicenses continuam sem saber que destino a Câmara lhe vai dar.
Precisamos de saber qual esse destino porque temos esse direito. Será que todos os vereadores e os deputados da assembleia municipal andam a dormir?
____________________
Os artigos de opinião publicados no NOTÍCIAS DE FAMALICÃO são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.
Comentários