Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou na sexta-feira à noite, na Casa de Delães “com lotação esgotada”, as linhas gerais do seu programa autárquico e os 15 mandatários setoriais, que serão responsáveis pela coordenação de diversas áreas estratégicas da candidatura.
Sob o lema “A Mudança”, Eduardo Oliveira defendeu, por exemplo, a intervenção do poder local para resolver os problemas da habitação; uma maior resposta social, através da cooperação com IPSS’s; melhores condições de saúde, nomeadamente através da construção de um novo hospital; a revitalização do comércio tradicional e aposta na formação de mão de obra qualificada; e a melhoria da rede viária, do estacionamento e dos transportes públicos, com estudos para um sistema de metro de superfície.
Na sessão, Ivo Sá Machado, coordenador do Programa Autárquico, deu a conhecer os principais eixos e objetivos da candidatura de Eduardo Oliveira para as eleições autárquicas deste ano e partilhou com os famalicenses a visão, prioridades, propostas e compromissos dos socialistas para o futuro do concelho.
Já Eduardo Oliveira reforçou a importância deste momento para o concelho, enfatizando que “25 anos é muito tempo, especialmente porque não se está a construir mudança”. E rematou: “Sem gestão e sem rumo nada se constrói. E disso estão os famalicenses cansados”.
PROJETOS CONJUNTOS PARA A REGIÃO
A apresentação contou ainda com a presença e intervenção de Ricardo Costa, candidato socialista à Câmara Municipal de Guimarães, que falou na amizade e ligação que o une a Eduardo Oliveira.
No discurso emotivo, em que falou dos projetos conjuntos para a região, como o Metro de Superfície a ligar as quatro cidades do quadrilátero urbano, disse sentir “um enorme orgulho” ao ver uma casa destas “que transpira emoção, sentimento de pertença, comunidade”. E concluiu: “Parabéns, Eduardo, por este grande evento”.
MANDATÁRIOS SETORIAIS
Agostinho Manuel da Silva | Mandatário do Associativismo
Agostinho Manuel da Silva nasceu a 16 de agosto de 1972, na Póvoa de Lanhoso. Com apenas seis meses de idade, foi viver para Ribeirão com os pais e o irmão mais velho, onde cresceu, passou toda a infância e juventude e construiu as bases da sua vida. Atualmente, reside com a mulher e duas filhas na freguesia vizinha de Lousado. No campo político, é militante do Partido Socialista há 43 anos, tendo sido um dos fundadores da Juventude Socialista de Ribeirão. Participou em várias listas para a Junta de Freguesia de Ribeirão e também para a de Lousado. Integrou listas para a Assembleia Municipal e fez parte da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, contribuindo ativamente para a vida política do concelho.
Alexandre Lemos | Mandatário da Ação Social e Voluntariado
Alexandre Lemos, de 41 anos, é nascido e criado em Vila Nova de Famalicão, sendo professor do 1º ciclo em escolas do concelho há 20 anos. A par da sua profissão, tem participado ativamente em projetos sociais em prol da comunidade, sendo membro ativo de vários movimentos da Igreja na paróquia de Santo Adrião.
Álvaro Costa | Mandatário do Turismo e Restauração
Nascido na freguesia de Pousada de Saramagos, em Famalicão, Álvaro Costa tornou-se cozinheiro profissional pelo curso de cozinha e pastelaria da Escola Profissional Amar Terra Verde, em 2000. Atualmente, gere a sua própria empresa ligada á consultoria, gestão e desenvolvimento de conceitos de restauração, hotelaria e desenvolvimento alimentar. Além disso, leciona como formador externo na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Refira-se, ainda, que, ao longo da sua carreira, já foi chef executivo da equipa principal do Futebol Clube do Porto, tendo também sido cozinheiro em diversos hotéis e restaurantes de renome.
Ana e Belinha | Mandatárias para a Inclusão
Ana João Nicolau Gonçalves: Filha de Maria João da Costa Nicolau e de António Manuel Carvalho Gonçalves, Ana João tem 40 anos e é natural de Vila Nova de Famalicão, onde reside. Diagnosticada com uma má formação cerebral, frequenta a AFPAD desde os 20 anos, onde colabora com entusiasmo em várias atividades, como bordados e jogos lúdicos.
Anabela da Silva Sequeira: Carinhosamente conhecida por Belinha, é filha de Maria da Conceição Silva e de Manuel Rodrigues Sequeira, sendo a mais nova de oito irmãos. Tem 52 anos e é natural de Vila Nova de Famalicão, onde sempre viveu. Diagnosticada com trissomia 21, frequenta a AFPAD desde os 12 anos, uma instituição onde se sente bem e à qual está profundamente ligada. Participa com dedicação em várias tarefas, como bordados e jogos, que realiza com gosto e alegria.
André Martinho | Mandatário da Agricultura
Martinho André Brandão Pinheiro da Silva, de 45 anos, é natural de Vila Nova de Famalicão e reside atualmente na freguesia de Lemenhe. Empresário agrícola, dedica a sua atividade à produção de leite, numa exploração familiar que gere em conjunto com a sua irmã, também residente em Lemenhe. O seu percurso está profundamente ligado à terra, à agricultura e ao desenvolvimento do setor leiteiro na região, sendo um exemplo de dedicação ao mundo rural e à valorização da produção local.
António Varela | Mandatário da Educação
Nascido em Moçambique, António Varela veio para Portugal em 1968 e reside em Famalicão desde 1994. Atualmente, é professor de Biologia e Geologia, integrando o quadro do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, onde leciona desde o ano letivo de 2014/2015. Acredita profundamente na importância da educação, do conhecimento científico e do serviço à comunidade.
Clara Vieira | Mandatária da Saúde Pediátrica
Natural de Amarante, Clara Vieira tem 49 anos e é médica pediatra. Realizou toda a sua formação profissional no Hospital Geral de Santo António, no Porto, incluindo a especialidade em Pediatria, concluída entre 2003 e 2008. Desde agosto de 2008 exerce funções no Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Vila Nova de Famalicão, onde continua a dedicar-se com empenho à saúde e bem-estar das crianças e famílias da região. Reside em Vila Nova de Famalicão desde abril de 2015, ano em que nasceu o seu filho.
Cláudio Andrade| Mandatário da Juventude
Cláudio Andrade, de 30 anos, nasceu em Genebra, Suíça, mas é natural de Ribeirão, freguesia onde cresceu e construiu as suas raízes. Atualmente, trabalha na área do Marketing e Vendas na empresa Xavitec. Paralelamente, é empreendedor e fundou o seu próprio projeto – a QI VISION –, onde se dedica maioritariamente ao Marketing Digital. Desde muito novo, desenvolveu o gosto pela área comercial e pelo contacto com o público, fruto da experiência vivida no Café São José. Teve também uma forte ligação ao desporto, tendo jogado nas camadas jovens do Grupo Desportivo de Ribeirão, algo que lhe transmitiu valores de espírito de equipa, resiliência e compromisso.
Duarte Santos | Mandatário da Saúde
Manuel Joaquim Duarte Santos, médico, de 72 anos, é natural da freguesia de Fradelos. Casado e pai de três filhos, reside atualmente em Fradelos, onde sempre manteve uma ligação próxima à comunidade.
Filipe Brito | Mandatário do Desporto
Natural da freguesia do Louro, em Famalicão, Filipe Brito é uma referência nacional e internacional no ciclismo de montanha, estrada e Granfondo. Com formação em Desporto, iniciou a sua carreira no ciclismo após uma lesão no joelho que o afastou do futebol, transformando a reabilitação numa paixão e, posteriormente, numa carreira de sucesso. Ao longo dos anos, Filipe Brito acumulou um impressionante palmarés, destacando-se como pentacampeão nacional entre 2013 e 2018, campeão regional da Taça de Maratonas ARCVR e vencedor de diversas provas emblemáticas em Portugal. Além das conquistas desportivas, é reconhecido pelo seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo práticas ecológicas no desporto.
Joaquim Fernando | Mandatário da Indústria
Joaquim Fernando Sá da Silva, de 55 anos, é empresário no setor têxtil. Natural da freguesia de Esmeriz, onde continua a residir, mantém uma forte ligação à sua terra e à realidade local.
Paulo Veloso | Mandatário Jovem Inovador
Paulo Veloso é empresário famalicense de 27 anos, natural de Arnoso Santa Maria. É fundador e diretor de marcas nas áreas da decoração e mobiliário e do marketing digital. Fundando a Wonatti Luxury Craftsmanship e a Sociial – Your Marketing Partner. Empreendedor ativo, é defensor da inovação, da valorização do talento jovem e do poder da comunicação como motor de mudança.
Saritta Nápoles | Mandatária do Ambiente
Saritta Nápoles é médica ginecologista e obstetra. Brasileira de origem, reside em Portugal há 33 anos e integra a equipa do Hospital de Famalicão há mais de 25. É uma referência nacional na humanização do parto e no respeito pelo protagonismo da mulher em todo o ciclo gravídico-puerperal. Reconhecida por impulsionar importantes transformações no concelho de Famalicão, defende uma prática clínica assente nas evidências científicas mais atuais, promovendo o trabalho em equipa transdisciplinar com um propósito comum: proporcionar partos felizes e experiências positivas para as famílias.
Sílvia Couto | Mandatária do Comércio
Sílvia Maria Araújo Couto, de 65 anos, é natural da freguesia de Lousado e reside em Ribeirão há 45 anos, onde construiu a sua vida pessoal e profissional. Casada e mãe de dois filhos, é comerciante há 30 anos, dedicando-se com paixão à profissão de florista – uma atividade que exerce com verdadeiro amor. Amante das flores e do que elas representam, é também responsável pela ornamentação da Igreja de Ribeirão todas as semanas, trabalho que realiza com enorme dedicação e sentido de missão.
Tiago Machado | Mandatário da Cultura
Nascido em 1981, Tiago Machado é um reconhecido músico, compositor e dinamizador cultural com profundas raízes em Vila Nova de Famalicão. Ao longo da sua carreira como músico, destacou-se em diversos projetos, tendo também composto bandas sonoras para teatro. Tiago Machado tem um papel ativo na vida cultural de Famalicão, enquanto diretor do “Festival Jazz na Caixa”, membro das associações “Eixo do Jazz” e “Teatro Construção” e professor. Como mandatário para a cultura, Tiago Machado traz uma visão inclusiva e democrática da cultura, experiência prática em gestão de projetos culturais, ligação às associações locais e aos artistas do concelho e capacidade para articular políticas culturais inovadoras.
Comentários