21.5 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 2 Setembro 2025

Decisões unilaterais de Mário Passos causam mal-estar no PSD-Famalicão

A faltar um mês para as eleições autárquicas, autarca recandidato ignora decisões da maior concelhia social-democrata do país.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A faltar cerca de um mês para as eleições autárquicas estão anunciados para os próximos dias novos capítulos da guerra entre Mário Passos, recandidato à presidência da Câmara Municipal, e o PSD-Famalicão.

No próximo domingo, 7 de setembro, vai acontecer a apresentação pública da lista de candidatos da Coligação PSD-CDS “Mais Ação. Mais Famalicão” à Assembleia Municipal,a partir das 18 horas, no auditório de Delães.

Dois dias antes (sexta-feira, 5 de setembro, 11 horas) o PSD-Famalicão irá realizar uma declaração à imprensa na sede do partido. Em comunicado, a comissão política concelhia refere que a declaração “decorre da apresentação das listas candidatas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão por parte da Coligação PSD-CDS ‘Mais Ação Mais Famalicão’, no âmbito das Eleições Autárquicas do próximo dia 12 de outubro”.

ESCOLHA DOS CANDIDATOS

Recorde-se que no âmbito do acordo da coligação, o primeiro nome da lista da Assembleia Municipal é do CDS e o segundo é escolhido pelo PSD – exatamente o contrário do que sucede na lista da Câmara Municipal. O CDS escolheu João Nascimento, o PSD escolheu Sofia Fernandes – a decisão do CDS foi respeitada, a do PSD, não.

Sofia Fernandes, presidente do PSD, e Hélder Pereira, presidente do CDS.Recorde-se que apesar de Sofia Fernandes, presidente do PSD-Famalicão, ter sido escolhida para liderar a lista de candidatos do partido à Assembleia Municipal, e esta lista ter sido anunciada publicamente, Mário Passos não aceitou que a presidente da concelhia integrasse a lista de candidatos [ver notícia Sofia Fernandes lidera lista do PSD à Assembleia Municipal de Famalicão].

Foi assim que Jorge Paulo Oliveira passou a ser o nome que se segue na lista da coligação PSD-CDS à Assembleia Municipal. Recorde-se que Jorge Paulo Oliveira, atualmente chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PSD da Assembleia da República, foi convidado pela comissão política concelhia para integrar a lista de candidatos ao parlamento local, mas sequer respondeu.

Jorge Paulo Oliveira passou a candidato apenas depois que Sofia Fernandes e outros nomes excluídos da lista de candidatos [ver notícia Paulo Cunha e Mário Passos afastam a presidente do PSD da lista de candidatos à Assembleia Municipal].

LÍDER DO PSD-FAMALICÃO EXCLUÍDA DAS COMUNICAÇÕES

O evento contará com a presença de Nuno Melo, mandatário da candidatura de João Nascimento à Assembleia Municipal. Recorde-se que Nuno Melo foi presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão mais de 20 anos (entre 2002 e 2024).

O comunicado da campanha refere que o evento contará também com intervenções de Mário Passos e de Paulo Cunha, eurodeputado, presidente da distrital do PSD e autoproclamado mandatário da lista [ver notícia PSD-Famalicão em pé de guerra a dois meses das eleições].

O nome da presidente do PSD-Famalicão, que tem estado nos eventos de apresentações públicas dos candidatos às freguesias, foi mais uma vez omitido da comunicações oficiais da recandidatura de Mário Passos. Recorde-se que Sofia Fernandes lidera a maior concelhia do PSD no país [ver notícia Sofia Fernandes anuncia que PSD-Famalicão é a maior concelhia do país].

A guerra entre Mário Passos e o PSD-Famalicão ficou visível justamente quando o presidente da câmara foi derrotado nas eleições do partido pela ex-vereadora e atual deputada à Assembleia da República [ver notícia Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora].

Além da interferência na lista de candidatos à Assembleia Municipal, Mário Passos escolheu a lista de candidatos a vereadores sem ouvir o PSD-Famalicão [ver notícia Mário Passos escolhe candidatos a vereadores sem ouvir o PSD-Famalicão].

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.