No sábado, dia 27, pelas 10 horas, no auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, a Iniciativa Liberal realizou o Evento “Autarquias do Futuro – Desburocratização e Inovação”. O evento contou com a presença do deputado Carlos Guimarães Pinto, que elencou “a eficiência nos departamentos de urbanismo e transparência como áreas fundamentais para o sucesso dos futuros eleitos pela Iniciativa Liberal em Famalicão”, tendo o ex-presidente da IL saudado a decisão da IL-Famalicão de “fazer o caminho difícil, afirmando as ideias através de uma candidatura própria”.
Na senda do desfio do deputado liberal, Miguel Fidalgo afirmou que “a habitação é hoje o maior problema para a população, em especial para os jovens que veem os preços disparar e a independência adiada”. “Temos uma solução: tornar ‘Famalicão Champions dos licenciamentos’, com a implementação de Inteligência Artificial para acelerar processos, reduzir burocracia e aumentar a oferta. Com mais casas no mercado, os preços podem descer significativamente, criando oportunidades reais para todos”, afirmou o cabeça de lista à Assembleia Municipal.
A Iniciativa Liberal aponta a capacidade de ter um gabinete de urbanismo eficiente, “não se deixando vencer pela burocracia, que em tantas vezes é responsável pela corrupção”, como um fator chave para a mitigação do problema da habitação, “que só será possível com bons PDMs e políticas que favoreçam a construção, de preferência em locais com boas redes de transporte”.
A importância da entrada de “pessoas com perfis diferentes” nos órgãos municipais foi também abordada no evento. O partido considera que “a experiência prolongada dentro dos organismos públicos afasta os políticos da realidade das empresas e sociedade”, fator que se torna “ainda mais gravoso com a velocidade das mudanças tecnológicas que vamos vivendo”. Os liberais apontaram a “incapacidade de recrutamento fora do edifício da câmara evidenciada pela coligação PSD-CDS como uma clara limitação”.
“Já temos vários aspetos positivos nesta campanha, em que temos marcado a agenda, colocando a necessidade de uma câmara mais eficiente, controlo da despesa, descidas de impostos e uma forte aposta na educação no centro do debate, afirma Paulo Ricardo Lopes, salientando que “quer seja através de intervenções de limpeza em parques que identificamos como degradados ou da colocação dos nossos temas no centro da agenda, é evidente que a iniciativa Liberal se está a afirmar nestas autárquicas, ficando agora nas mãos dos famalicenses a eleição de um Vereador Liberal que seja capaz de materializar aquilo que defendemos”.
Comentários