Eduardo Oliveira desvenda projeto para Centro Intergeracional de Famalicão

Espaço “Gerações com Sentido” irá integrar uma creche, um centro geriátrico, centro de dia para seniores e uma casa de repouso para cuidadores informais, entre outros.

Comentários

3 min de leitura

Eduardo Oliveira, candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou hoje o projeto para a construção do Centro Intergeracional – Gerações com Sentido.

“Este espaço inovador irá juntar, num só lugar, uma creche, um centro geriátrico, uma unidade de cuidados continuados, um centro de dia para seniores com demência e doenças neurodegenerativas – como Alzheimer e Parkinson – e uma casa de repouso e apoio para cuidadores informais”, explica o candidato em comunicado, acrescentando que o centro contará ainda com espaços dedicados a atividades ocupacionais e terapêuticas, piscina e ginásio adaptados a todas as idades.

O candidato reforça que será também “um espaço de sustentabilidade, de natureza e de ligação profunda à vida e ao ambiente”, já que, ao lado do centro, nascerá o Bosque da Família, “um espaço verde para crescer com as pessoas”. Neste local, todas as crianças que nasceram em Vila Nova de Famalicão terão a oportunidade de plantar a sua própria árvore, no âmbito do projeto Loving the Planet.

- Publicidade -

Neste ponto, refira-se que esta é uma das três iniciativas que integram o Centro Intergeracional, ao lado da Casa Memória Viva e do Projeto Cuidar Maior. “Estes três projetos visam promover o cuidado, a inclusão, a saúde mental e o bem-estar, com mais inovação, mais humanidade e mais responsabilidade ambiental”, explica Eduardo Oliveira.

Imagem virtual do projeto apresentado hoje por Eduardo Oliveira

Durante a conferência desta manhã, foram ainda abordadas algumas das principais propostas e prioridades da candidatura de Eduardo Oliveira para a área da Ação Social, incluindo o reforço do apoio às famílias, instituições e comunidades que enfrentam maiores dificuldades. Este trabalho, que envolve o desenvolvimento de estratégias, projetos e, até mesmo, novas estruturas, será realizado em articulação com as IPSS locais.

Recorde-se que entre as principais bandeiras do candidato socialista estão a governança e eficácia da intervenção social, o combate à pobreza estrutural e promoção da inclusão social, a dignificação e apoio à população sénior, o suporte aos cuidadores informais, o investimento no bem-estar social das crianças e jovens e o apoio e inclusão das pessoas com deficiência.

“Em Vila Nova de Famalicão, chegou o momento de cuidar de todas as gerações. De unir os mais novos aos mais velhos, de dar dignidade a quem cuida e a quem precisa de cuidados. É por isso que vamos construir o Centro Intergeracional – Gerações com Sentido”, sublinhou Eduardo Oliveira. “Este é mais do que um projeto social. É um novo rumo para o concelho. Uma nova vida para as famílias. Porque Vila Nova de Famalicão pode e deve ser pioneiro. Este é um compromisso real, porque o nosso concelho merece mais. E eu estarei sempre ao lado dos famalicenses”, concluiu.

DIA EUROPEU DO CUIDADOR

Hoje, no Dia Europeu do Cuidador, Eduardo Oliveira destacou “a importância de valorizar todos os que dedicam, todos os dias, a sua vida ao cuidado dos outros” – familiares, vizinhos, profissionais e voluntários que fazem da solidariedade uma missão.

“Ser cuidador é um ato de generosidade e coragem. É colocar o bem-estar do outro à frente das próprias necessidades, muitas vezes em silêncio e sem o devido reconhecimento. Como comunidade, temos o dever de valorizar e apoiar os cuidadores, garantindo-lhes formação, descanso e acesso aos recursos que merecem. Cuidar de quem cuida é também cuidar do futuro das nossas famílias e da nossa sociedade”, destacou Eduardo Oliveira.

“Neste dia, deixo uma palavra de respeito, gratidão e compromisso a todos os cuidadores – formais e informais – do nosso concelho. A vossa dedicação é exemplo de humanidade e de serviço público. Juntos, construiremos um concelho mais solidário, mais justo e mais humano”, concluiu.

O vídeo de apresentação do projeto para a construção do Centro Intergeracional – Gerações com Sentido está disponível aqui.

Comentários

Notícia anterior

Caminhada e sunset reunem apoiantes da candidatura de Mário Passos

Notícia seguinte

O rei das omeletes

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.