O número de eleitores de 2021 para 2025 mostra que Famalicão cresce mais que todos os seus vizinhos. Contudo este crescimento não é igualmente distribuído, havendo freguesias em perda constante de eleitores.
A tabela seguinte mostra a evolução de eleitores das Autárquicas 2021 para os últimos dados conhecidos de 2025 (que servirão de base à atribuição do número de mandatos). Podemos ver que Famalicão cresce mais em número e % do que os seus vizinhos. Foi para mim surpreendente perceber que tivemos um aumento de eleitores superior a Braga.
É de notar, que os vizinhos que obtém piores resultados (Guimarães e Santo Tirso) são dois feudos do PS, cujos socialistas de Famalicão teimam em apresentar como exemplo de sucesso, chegando mesmo Eduardo Oliveira a convidar o candidato do PS Guimarães para o seu último grande evento de campanha.
Os meus colegas liberais de Guimarães frequentemente falam na perda de dinamismo económico do seu concelho. Aliás, invejam o dinamismo económico de Famalicão, algo que os números têm mostrado. Famalicão tem menos população que Guimarães, mas gera maior volume económico.
Não preciso de relembrar o que acho dos procedimentos pouco limpos da Coligação Gasta Mais Famalicão, mas quem quer mudança para melhor não a vai encontrar recorrendo ao PS. A forma correta de penalizar Mário Passos é apostando em mais liberdade, é apostando em quem quer mudar e continuar a ver Famalicão crescer mais que os seus vizinhos.
AS DIFERENÇAS DE CRESCIMENTO NAS FREGUESIAS
Também ao nível das freguesias temos dados interessantes, podendo ser surpresa para muitos que a freguesia que mais cresce seja Nine. Contudo, quem olhar para a importância estratégia da estação de comboio local e para o aumento da construção de habitação consegue perceber o fenómeno. Sim, construir em locais onde os solos não são tão caros e com fatores diferenciadores de mobilidade é uma forma de resolver problemas de habitação.
Na tabela anterior temos as cinco freguesias que mais cresceram percentualmente e as que mais perderam. Será interessante no futuro cruzar estes valores com dados sobre licenciamento de construção por freguesia. Contudo, é evidente qual a zona de Famalicão que mais eleitores tem perdido, a fronteira com os concelhos de Santo Tirso e Guimarães tem sofrido uma erosão populacional constante, sendo curiosamente a zona mais à esquerda no concelho!
SOBRE A DESAGREGAÇÃO DE FREGUESIAS
Um verdadeiro escândalo é o processo de desagregação de freguesias que todos os partidos, com exceção da Iniciativa Liberal, decidiram encetar. E agora estamos perante os reflexos dessa triste decisão. Assim, vamos ter em Famalicão duas freguesias com menos de 800 eleitores, ou seja, sem escala para fazer o que quer que seja.
Neste momento vamos passar a ter duas freguesias que são 24 vezes mais pequenas em eleitores do que a nossa maior freguesia. Não me digam que isto foi para responder aos anseios das populações, foi sim para engalanar mais cinco pessoas com o título de presidente de junta.
Devíamos abarcar o desígnio de reduzir o nosso número de freguesias para metade, garantindo que não exista nenhuma com menos de 3000 eleitores. Isso sim permitiria fazer crescer a escala dos projetos nas freguesias!
____________________
Os artigos de opinião publicados no NOTÍCIAS DE FAMALICÃO são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.
Comentários