12.2 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

“Famalicão precisa de um presidente da Câmara de corpo e alma”, defende o PS

Paulo Cunha intromete-se nas lutas internas do PSD nacional e o PS-Famalicão diz que o autarca já deixou de ter os famalicenses no centro da sua ação política.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

A comissão política do PS de Vila Nova de Famalicão acusa o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, de já não estar “concentrado nos problemas dos famalicenses”, colocando em primeiro lugar as suas ambições políticas no PSD nacional.

A estrutura política liderada por Eduardo Oliveira – que será o candidato do PS nas eleições autárquicas que se realizam no próximo outono – defende que “Famalicão e os famalicenses precisam de um presidente da Câmara de corpo e alma, que assuma um compromisso diário na procura do bem-estar comum”.

Estas considerações, feitas em comunicado enviado aos meios de comunicação, surgiram esta sexta-feira, 15 de janeiro, após Paulo Cunha ter sido notícia na imprensa nacional, imiscuindo-se no processo de escolha do candidato do PSD à câmara municipal do Porto.

“MOÇO DE RECADOS”

Paulo Cunha, recorde-se, é um dos autarcas do PSD mais votados do país e tem conhecidas ambições nacionais na estrutura do seu partido. No último congresso foi o candidato à presidência do Conselho Nacional do PSD, proposto por Luís Montenegro.

Adversário interno de Rui Rio, Paulo Cunha – que é líder do PSD-Famalicão, da Distrital de Braga do PSD e membro do Conselho Nacional do partido –, desafiou o líder nacional dos social-democratas a não apresentar candidato próprio à Câmara Municipal do Porto e a apoiar o atual edil Rui Moreira.

O PS-Famalicão difundiu a cópia de uma das notícias sobre as guerras de Paulo Cunha no PSD. Imagem DR

De imediato, as estruturas portuenses do PSD, alinhadas com Rui Rio, saíram a terreiro para atacar o dirigente partidário de Famalicão, acusando Paulo Cunha de “ingerência”, de “canalhice” e de ser “um moço de recados” dos opositores internos à liderança nacional do PSD.

O FOCO E AS AMBIÇÕES

“O Dr. Paulo Cunha volta a demonstrar que Famalicão não é o seu principal foco de ação política e os Famalicenses não estão no centro das suas preocupações”, afirma o PS local num comunicado intitulado “Paulo Cunha põe a sua ambição à frente de Famalicão”.

A comissão política liderada por Eduardo Oliveira justifica a sua posição lembrando “diversas notícias veiculadas por diferentes órgãos de comunicação, onde o atual presidente da Câmara Municipal de Famalicão é acusado de ‘ingerência’ política por parte dos seus companheiros partidários”, os quais “lhe endereçam conselhos para ‘não meter a foice em seara alheia’ por, alegadamente, tentar interferir e decidir o futuro da candidatura do PSD ao Município do Porto”.

O PS de Famalicão conclui que Paulo Cunha “não parece concentrado nos problemas diários dos famalicenses”, pelo que o seu o trabalho político para este ano “não é Vila Nova de Famalicão e muito menos os Famalicenses”.

O CASO DA URGÊNCIA HOSPITALAR

“Os famalicenses encontram-se órfãos de uma liderança política local adequada aos desafios da pandemia”, sustenta a comissão política do PS local, recordando que, durante o primeiro confinamento, em março de 2020, e durante longas semanas, “o atual presidente da Câmara de Famalicão não conseguiu corresponder com o mínimo que se exige de um governante municipal: estar presente, desde o início, com a população, no terreno”.

O caso da ampliação da urgência do hospital para atender doentes com a covid-19 é, na ótica do PS-Famalicão, “o melhor resumo da atuação política” do autarca Paulo Cunha: “Surgiu nas televisões nacionais quase que a afirmar-se como o obreiro do projeto, atacou o Governo por nada fazer, mas esqueceu-se de dizer que foi um investimento conjunto entre a autarquia e o Governo central. Mas depois veio o pior: bastou surgir um problema grave com as condições do edifício e nada mais se soube dos lados da Câmara Municipal.”

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.