35.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 3 Julho 2025

Guimarães brilha no Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025

Castelo e Paço dos Duques receberam prestigiante distinção.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Guimarães, o berço da nacionalidade, recebeu uma dupla distinção dos seus mais emblemáticos monumentos no Prémio Cinco Estrelas Regiões, edição 2025. O Castelo de Guimarães foi reconhecido na categoria “Monumentos Nacionais” e o Paço dos Duques de Bragança na categoria “Museus”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de junho, no Espaço Miguel Torga, e, contou com a presença de Milton Dias Pacheco, diretor Paço Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel; e de Miguel Oliveira, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães.

“Este evento destacou a excelência de várias regiões portuguesas. Estes galardões, atribuídos diretamente pela população portuguesa através de um processo de votação nacional, sublinham o profundo valor simbólico, histórico e cultural que ambos os conjuntos edificados representam para a identidade do país”, Milton Dias Pacheco, em comunicado.

O reconhecimento do Castelo de Guimarães como um “Monumento Nacional Cinco Estrelas” reafirma a sua importância inquestionável como marco fundacional da nação. A sua imponência e história continuam a cativar e a inspirar, solidificando o seu estatuto como um dos mais relevantes monumentos do património português.

Por sua vez, o Paço dos Duques de Bragança vê a sua riqueza e relevância serem consagradas como um “Museu Cinco Estrelas”. Com o seu vasto espólio, que inclui coleções notáveis de tapeçarias, porcelanas, pinturas e mobiliário, o Paço dos Duques oferece uma viagem fascinante pelo passado grandioso de Portugal, atraindo visitantes de todas as partes do mundo.

“Esta dupla e prestigiante distinção reforça, de forma inequívoca, a posição de Guimarães como um destino cultural de excelência. O centro histórico da cidade de Guimarães, já elevado à categoria de Património Mundial pela UNESCO e ao qual pertencem os dois monumentos premiados, consolida agora a sua imagem como um polo de atração turística e cultural de referência”, lê-se no comunicado.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.