As eleições para os órgãos sociais da Humanamente para o mandato 2026/2028 serão realizadas no dia 29 de dezembro de 2025 e a tomada de posse dos órgãos eleitos terá lugar no dia 2 de janeiro de 2026. Em comunicado, a Humanamente informa que a eleição acontecerá através de votação eletrónica online “em plataforma segura, assegurando a confidencialidade, integridade e transparência de todo o processo”.
Opresidente da mesa da Assembleia Geral, Ricardo Silva, sublinhou a importância deste momento para “o reforço democrático e organizativo do movimento, apelando à participação ativa de todas as pessoas associadas, tanto na apresentação de listas como na mobilização para as votações”.
O calendário eleitoral estabelece que a entrega de listas candidatas decorre até 29 de outubro, enquanto as moções estratégicas poderão ser entregues até 29 de novembro. O tradicional debate entre candidaturas terá lugar a 13 de dezembro, em local a anunciar, sendo transmitido online.
Diogo Barros, atual porta-voz da Humanamente, é recandidato e apresenta ao escrutínio interno a sua moção política “A luta continua”. No manifesto que acompanha a sua candidatura, Diogo Barros reconhece as dificuldades recentes enfrentadas pelo movimento, nomeadamente a menor mobilização e a suspensão temporária das Marchas LGBTQIAP+ em Famalicão e Santo Tirso.
Entre os compromissos centrais da sua recandidatura, o ativista assume o regresso das Marchas LGBTQIAP+ em 2026, em Famalicão e Santo Tirso, com o objetivo de retomar também Vizela “a médio prazo”. Promete ainda reforçar a presença na Marcha de Sintra, avançar para a realização de um Encontro Nacional de Direitos Humanos, aberto ao diálogo entre diferentes causas, e iniciar a transição da Humanamente para associação formal, garantindo maior estabilidade, financiamento e reconhecimento institucional.
Comentários