A Iniciativa Liberal de Famalicão apresenta, na sessão de hoje da Assembleia Municipal uma moção que defende a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Hospital S. João de Deus, “bem como o avanço urgente do seu alargamento e modernização”.
“A proposta surge na sequência dos inúmeros problemas que têm marcado o funcionamento do hospital nos últimos anos, incluindo constrangimentos graves nas urgências, infiltrações que chegaram a provocar “chuva” dentro das instalações, e condições inadequadas na cantina e áreas de apoio”, destaca o partido. Para a IL, “estes episódios evidenciam a incapacidade do atual modelo de gestão para garantir manutenção, investimento e qualidade de serviço”.
A moção recorda também “a boa experiência das PPP hospitalares em Braga, Loures, Vila Franca de Xira e Cascais, onde indicadores como tempos de resposta, eficiência operacional e qualidade assistencial apresentaram resultados superiores aos verificados em hospitais de gestão exclusivamente pública”.
Paulo Ricardo Lopes. coordenador da IL-Famalicão, afirma que “o Hospital de S. João de Deus precisa de uma administração que tenha capacidade de resolver problemas, motivar os profissionais e não fique presa à burocracia que os gestores hospitalares estão sujeitos, sob pena de continuarem a persistir os problemas atuais, em que chover dentro do Hospital e ter condições deficientes de higiene na cantina passou a ser normal”.
“A IL reitera que a saúde deve estar ao serviço das pessoas e que não deve haver preconceito ideológico em relação às soluções que se revelem mais eficazes. O foco deve estar nos resultados: melhor acesso, melhores serviços e mais qualidade de vida para a população. Isto exige coragem política para mudar o que não está a funcionar”, destaca o coordenador do núcleo famalicense.
A proposta recomenda ao Governo que avalie e promova um modelo de PPP para o Hospital de Famalicão, acompanhado de um plano concreto de expansão que permita aumentar camas, reforçar as urgências, modernizar serviços cirúrgicos e melhorar todas as áreas assistenciais.
Em comunicado o partido afirma que a moção é o cumprimento de uma “promessa efetuada aos famalicenses” durante a campanha eleitoral. Recorde-se que o partido elegeu para a Assembleia Municipal pela primeira vez nas eleições autárquicas deste ano. Miguel Fidalgo é o deputado municipal liberal.


Comentários