14.8 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 24 Julho 2025

Liga Operária Católica defende “domingo sem trabalho desnecessário”

Movimento de Trabalhadores Cristãos considera que trabalho aos domingos "favorece as grandes superfícies comerciais em relação ao pequeno comércio".

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A direção executiva diocesana da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos – LOC/MTC da Arquidiocese de Braga tornou pública, através de comunicado enviado à imprensa, a sua posição sobre as férias e por um “domingo sem trabalho desnecessário”.

“Está provado de que o trabalho ao domingo não criou novos postos de trabalho, antes pelo contrário, tem impedido as famílias do reencontro familiar e dominical e provocado a destruturação familiar”, afirma Firmina Moreira, coordenadora diocesana.

“A programação laboral e os contratos coletivos de trabalho negociados entre sindicatos e associações patronais, deveriam preservar o domingo do trabalho desnecessário e congregar neste dia de descanso os trabalhadores, que são dispensáveis de ocupação profissional aos domingos e feriados”, destaca Firmina Moreira.

A LOC/MTC da Arquidiocese de Braga destaca ainda o recente posicionamento de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, num artigo de opinião na Ecclésia, no qual “chama a atenção para a pouca discussão parlamentar de uma petição popular que pedia a proibição do trabalho aos domingos e feriados em grandes superfícies comerciais”, considerando que “está em causa também um regime que favorece as grandes superfícies comerciais em relação ao pequeno comércio”.

FÉRIAS

“As pausas no trabalho anual ajudam a revigorar as forças físicas”, afirma a responsável diocesana, destacando que as férias são “um tempo de recarregar baterias, que aguentam, que nos fornecem energia para um novo ano de trabalho”.

“As férias e os descansos semanais estão intimamente ligados, não têm um papel marginal na vida dos homens e mulheres, mas fazem deles seres com dignidade”, refere Firmina Moreira.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.