Foi apresentada no passado sábado, dia 20 de setembro, a 19.ª Academia Sénior do concelho de Vila Nova de Famalicão. Está em Ribeirão e conta já com cerca de 40 elementos. Promovido pela Câmara Municipal, recorde-se que o objetivo deste projeto passa por “promover, através de atividades e programas diversos, o envelhecimento ativo e combater a exclusão social e o isolamento dos idosos famalicenses”, refere a autarquia em comunicado.
Mário Passos fala “num projeto muito virtuoso que tem tido a capacidade de reunir os nossos seniores e de lhes dar motivos para que saiam de casa, convivam uns com os outros e se envolvam nas dinâmicas do nosso concelho”.
A Academia Sénior de Ribeirão está sediada no antigo Jardim de Infância de Santa Ana. O presidente da Junta de Freguesia, Leonel Rocha, fala num “espaço de convívio, lazer, formação e alegria, que vai proporcionar um envelhecimento ativo aos seniores de Ribeirão que não se conformem em enfrentar a sua reforma num ‘qualquer sofá da vida’”.
A Rede de Academias Seniores de Famalicão tem sido implementada ao longo dos últimos três anos e são já 19 as instituições que estão formalizadas e com trabalho ativo no terreno.
Da iniciativa fazem parte as Academias Sénior de Brufe, Carreira e Bente, Delães, Famalicão, Gavião, Gondifelos, Joane, Lousado, Mouquim, Nine, Novo Rumo (Ass. Professores de V. N. de Famalicão), Oliveira Santa Maria, Pedome, Riba de Ave, Ribeirão, Requião, Seide, Tusefa (Tuna Sénior de Famalicão) e Vale S. Martinho.
Recorde-se que, em 2024, o Município de Famalicão foi reconhecido pelas suas políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
Comentários