19.1 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 4 Junho 2025

Ministério Público e PJ investigam Câmara de Famalicão por suspeitas de favorecimento e corrupção

Em causa estão contratações para festas, eventos e espetáculos municipais.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Polícia Judiciária está a investigar a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão por suspeitas por corrupção e favorecimento de fornecedores em contratos de agenciamento de artistas e aluguer de equipamentos para festas, eventos e espetáculos organizados pela autarquia.

Fontes municipais revelaram ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que a polícia criminal já notificou a Câmara Municipal, para que apresente detalhes sobre contratos realizados pelo Departamento de Cultura, o que nos últimos dias tem provocado “um clima de grande agitação” nos serviços da presidência e da cultura.

Fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que a investigação está em curso e que a PJ já foi chamada ao processo de investigação.

Para além das suspeitas de favorecimento de fornecedores e corrupção em contratos de agenciamento de artistas, com um alegado recurso a um rodízio de empresas com ligações entre si, as autoridades também querem passar a pente fino contratos de aluguer de equipamentos, designadamente som, palco, luz, entre outros serviços.

CÂMARA NOTIFICADA

Segundo apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, a investigação surgiu na sequência de uma denúncia que incide sobre a realização de concursos públicos alegadamente feitos à medida, com preços elevados e favorecendo sempre os mesmos fornecedores.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que “se encontram em investigação no Departamento de Investigação e Ação Penal de Braga, sendo o Ministério Público coadjuvado pela Polícia Judiciária”.

Já o gabinete do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que também foi contactado pelo nosso jornal, não respondeu a nenhuma das perguntas enviadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO na semana passada até ao momento da publicação desta notícia.

No entanto, no fim da tarde de terça-feira, a assessoria de comunicação da autarquia enviou email ao nosso jornal a confirmar “que foi notificada pela Polícia Judiciária para o envio de documentação relativa a um conjunto de contratos efetuados ao longo dos últimos anos com determinadas empresas”.

CONTRATOS À MEDIDA

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso a alguns dos contratos e empresas envolvidos. É o caso, por exemplo, de uma empresa de aluguer de palcos, com sede na zona norte do concelho, e com capital social de apenas mil euros, que, num único dia, viu aprovados cerca de 500 mil euros em ajustes diretos. No total, a empresa já celebrou com a Câmara de Famalicão contratos que ultrapassam a fasquia do milhão de euros.

Noutras situações, os contratos são celebrados repetidamente com os mesmos empresários – que são proprietários de diferentes empresas que têm negócios com a autarquia –, algumas vezes subcontratando serviços de empresas suas, de familiares ou parceiros de negócios.

Há também a suspeita de que o mesmo esquema de contratação à medida esteja a ser realizado para o aluguer e exploração de divertimentos da época natalícia que estão sob a  alçada direta da Câmara Municipal.

Todos esses assuntos estão a ser investigados e ainda “não há arguidos constituídos”, afirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO uma fonte oficial da Procuradoria Geral da República.

 

* notícia atualizada em 4 de junho às 11h56 com resposta enviada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.