27.4 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 27 Julho 2025

PS apresenta equipa à Câmara Municipal “com uma ideia clara de futuro para Famalicão”

Conheça os candidatos a vereadores para o mandato 2025-2029. A lista é maioritariamente formada por mulheres e independentes.

9 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O Secretário-Geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, esteve este sábado, 26 de julho, em Vila Nova de Famalicão, para participar na apresentação pública das listas do PS à Câmara Municipal e às 39 Assembleias de Freguesia.

Presente no evento, José Luís Carneiro, líder socialista, considerou que candidatura liderada por Eduardo Oliveira é “composta por homens e mulheres preparados, comprometidos com o serviço público e com uma ideia clara de futuro para Famalicão”.

José Luís Carneiro sublinhou ainda que o PS apresenta “uma alternativa sólida, assente em propostas concretas e num conhecimento real do território” [ver notícia José Luís Carneiro apoia Eduardo Oliveira: “uma alternativa sólida, com propostas concretas e conhecimento real do território”].

LISTA MAIORITARIAMENTE FEMININA E INDEPENDENTE

A lista encabeçada por Eduardo Oliveira à Câmara de Famalicão – incluindo suplentes – integra uma composição maioritariamente feminina, incluindo igualmente a presença de independentes e uma média de idades nos 40 anos, espelhando, segundo o candidato, “a renovação e o espírito de missão que queremos imprimir no próximo ciclo autárquico”.

Neste contexto, para Eduardo Oliveira, a composição da equipa apresentada reflete a ambição para Famalicão: “Constituímos esta lista com base na competência, na proximidade e na diversidade. Trouxemos para o projeto mulheres e homens das freguesias com provas dadas na sociedade civil e com vontade genuína de servir o concelho”.

O antigo presidente da Junta de Joane, Ivo Sá Machado, que exerceu funções de vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave e, mais recentemente, de diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave, é o número três na lista da vereração.

“Esta é a equipa certa para protagonizar a mudança que Famalicão precisa”, afirma. Sob o lema “A Mudança”, a candidatura de Eduardo Oliveira pelo PS Famalicão apresenta-se “com uma visão estratégica para um concelho mais justo, participado e equilibrado”.

LISTA PARA ASSEMBLEIA MUNICIPAL VAI “SURPREENDER”

Perspetivando a apresentação da lista à Assembleia Municipal, Eduardo Oliveira afirmou que “o PS apresentou formalmente todos os cabeças de lista às freguesias na Casa das Artes e depois fez um périplo pelas freguesias. Hoje, foi a lista da Câmara Municipal e, num sinal de trabalho, as equipas às Assembleias de Freguesia. Na próxima semana, será a lista à Assembleia Municipal. Acresce que também aqui estamos convencidos de que iremos surpreender”.

VEREAÇÃO – LISTA DE CANDIDATOS
  1. Eduardo Oliveira
Tem 41 anos, é licenciado em enfermagem, enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstétrica e mestre executivo em Gestão e Administração em Saúde. É vereador no município de Famalicão, tendo sido deputado à Assembleia da República, pelo círculo de Braga, onde integrou três comissões parlamentares: Comissão de Saúde, Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local e a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
  1. Cláudia Vieira
Natural de Delães, é médica oncologista no IPO-Porto desde 2011, onde integra a equipa de investigação e foi membro da Direção entre 2022 e 2024. Licenciada em Medicina e doutorada em Oncologia Molecular pela FMUP, é professora regente do Mestrado de Oncologia do ICBAS e subcoordenadora do Centro de Investigação do IPO. Foi secretária da Assembleia de Freguesia de Delães em dois mandatos, pelo PS e como independente.
  1. Ivo Sá Machado
Tem, 56 anos, é licenciado em Contabilidade e pós-graduado em Alta Direção para a Administração Pública pela Universidade do Minho. Exerceu funções de vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave e, mais recentemente, de diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Joane, contando com uma vasta experiência em gestão autárquica, saúde pública e educação. Foi professor do ensino profissional na Forave e presidiu à Rede Nacional de Cooperação dos Cursos de Gestão do Ensino Profissional. Exerceu ainda atividade como contabilista liberal durante mais de uma década.
  1. Marco Lopes da Silva
Natural de Vila Nova de Famalicão, é arquiteto e mestre em Arquitetura, com especializações em Acústica de Edifícios e Arquitetura de Interiores (Domus Academy/University of Wales). Fundador do gabinete TURBTEKARQ, desenvolve projetos de reabilitação urbana, edifícios residenciais, espaços comerciais e culturais. Desde 2023, é vogal e secretário do Conselho Diretivo da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, integrando ainda o Conselho Científico do Programa ReSist (CML) e o Grupo de Trabalho de Geotermia Superficial da SPG. Tem intervenção ativa nas áreas da acessibilidade, habitação, resistência sísmica e gestão territorial.
  1. Neide Ribeiro
Residente em Ribeirão, tem 48 anos, é casada e mãe de três filhos. Concluiu o 12.º ano na área de Contabilidade e Administração e dedicou 25 anos da sua carreira ao Centro Social Paroquial de Ribeirão, onde desempenhou funções administrativas e de contabilidade. Atualmente, é empresária no setor do comércio por grosso de produtos de limpeza e higiene.
  1. Hélder Lopes
Natural de Vila das Aves, nasceu a 9 de maio de 1980. É professor de profissão e vive em Riba de Ave desde 2004, terra que o acolheu e onde constituiu família com a esposa Clara, com quem tem dois filhos. Exerce atualmente o cargo de tesoureiro na junta de freguesia de Riba de Ave.
  1. Artur Jorge Santos
Prestes a completar 50 anos, casado e pai de duas crianças, é natural e residente em Ribeirão. Licenciado em Engenharia Informática.
  1. Matilde Matos
Tem 22 anos, vive na freguesia de Antas e Abade Vermoim, é licenciada em Economia pela Universidade do Minho e, atualmente, frequenta o Mestrado em Finanças e Fiscalidade na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Profissionalmente, exerce funções de gestão de projetos financiados na área de Innovation Funding na NOS, colaborando em projetos no âmbito do PT2020, PRR e Portugal 2030. Além disso, colabora em candidaturas a incentivos fiscais como o SIFIDE. Tem um percurso marcado pelo voluntariado e associativismo juvenil.
  1. Cátia Rodrigues
Nascida em Famalicão em 1985, é professora de Inglês e Alemão há mais de 15 anos, com experiência nacional e internacional. Mestre em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão Pedagógica, acumula funções de gestão e coordenação numa empresa de formação. Envolvida desde cedo em movimentos associativos e voluntariado, é atualmente presidente da Associação de Pais da EBAntas. Iniciou o seu percurso político na Juventude Socialista e foi membro da Assembleia de Freguesia de Antas e Abade de Vermoim (2013-2017). Casada e mãe de dois filhos, mantém uma forte ligação à participação cívica no concelho.
  1. Ricardo Dias
Com 38 anos, empresário natural de Esmeriz, tem desenvolvido um percurso político consistente no seio do Partido Socialista. Militante desde jovem, destacou-se na Juventude Socialista, onde foi coordenador do núcleo de Esmeriz, presidente da JS de Vila Nova de Famalicão e vice-presidente da federação de Braga, sendo atualmente militante honorário. No PS, foi coordenador da secção de Famalicão e integra atualmente a Comissão Política Concelhia. Já integrou listas do partido à Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal, sendo esta a segunda vez que figura na lista para a vereação.
  1. Catarina Faria
Licenciada em Serviço Social, construiu um percurso profissional centrado nas pessoas e na comunidade. Foi diretora técnica numa associação na área da deficiência, onde liderou equipas multidisciplinares e desenvolveu respostas inclusivas para utentes e famílias. Com experiência em Recursos Humanos e Gestão de Equipas, "alia competência técnica a uma forte sensibilidade social".

Suplentes

  1. Adriana Barbosa
Natural de Vila Nova de Famalicão e residente em Telhado, integra desde 2012 a equipa da A Super 2000, onde trabalha na área administrativa e de apoio ao cliente. Concluiu o curso profissional de Marketing na Didáxis de S. Cosme e, em 2017, formou-se como auxiliar de veterinário. Praticou futsal durante cinco anos e, desde 2023, colabora na organização de eventos culturais na sua freguesia.
  1. Luca Pinhal
Nascido na Alemanha em 1997 e residente em Ruivães, é licenciado em Relações Internacionais com especialização em Diplomacia pela Universidade Portucalense e pós-graduado em Empower Management pela Porto Business School (2023). Tem experiência profissional como Gestor de Mercado e realizou estágio na Embaixada de Portugal na República Checa, em apoio político-diplomático. Ativo desde 2015 na Juventude Socialista de Vila Nova de Famalicão, onde é vice-presidente, é também comissário nacional da JS (2022-2024). Foi vogal e tesoureiro em associações estudantis da Universidade Portucalense.
  1. Pedro Pinto
Tem 29 anos, é licenciado em Proteção Civil e Gestão do Território e mestre em Geografia, com especialização em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Tem experiência em planeamento territorial, com participação em projetos como PMAC, PDM, PAPERSU e Cartas Sociais. Atualmente é assistente de investigação no projeto ibérico HI_MOV, focado na cadeia de valor do hidrogénio. Interessado pela política local, acredita nos SIG como ferramenta estratégica para soluções sustentáveis e centradas na qualidade de vida.
  1. Cristiana Martins
Tem 21 anos, é natural da freguesia de Lousado. É mestranda em Gestão Comercial na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde também concluiu a licenciatura em Gestão. Atualmente, concilia os estudos com a prática profissional, desempenhando funções como Técnica Financeira numa empresa especializada em gestão de património. Movida por uma forte motivação e espírito de iniciativa, assume com entusiasmo novos desafios, estando também profundamente envolvida em atividades de cariz associativo. Ao longo dos anos, acompanhou crianças e jovens em diversas atividades extracurriculares, sendo atualmente catequista, membro do grupo de jovens, do grupo coral e da comissão de festas da sua terra natal.
  1. Susana Pereira
Tem 41 anos, é casada e mãe de dois filhos, vive em Gavião desde a infância. Licenciada em Contabilidade, com especialização em Fiscalidade Internacional, é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados. Dirige a sua própria empresa de contabilidade e consultoria, sendo também formadora profissional e docente nas áreas de economia e contabilidade. Colabora em investigação científica no IPCA e é autora de artigos técnicos nas suas áreas de especialidade. Ativa na comunidade, foi tesoureira da associação de pais e catequista desde 2000, além de integrar a comissão de pais dos escuteiros. Candidata à Junta de Freguesia de Gavião em 2021, é atualmente deputada na Assembleia de Freguesia e integra a equipa do Partido Socialista local desde 2009.
  1. José Azevedo Campos
Nascido a 21 de fevereiro de 1955 em Pousada de Saramagos, é empresário e tem um vasto percurso como dirigente desportivo, com mais de 40 anos de dedicação. Foi vice-presidente do FC Famalicão e presidente do GD Joane. Na sua freguesia, presidiu à ARPO, liderou durante uma década a Comissão de Festas de Santa Apolónia e foi dirigente do CNE durante 12 anos. Atualmente, é tesoureiro do Centro Social de Pousada de Saramagos.
  1. Rafaela Pinto
Tem 23 anos, é natural de Ribeirão e finalista do curso de Enfermagem, conciliando os estudos com um part-time, o que reforça "o seu sentido de responsabilidade e dedicação". Comprometida com o serviço à comunidade, é voluntária na Cruz Vermelha de Ribeirão, integrando a equipa de emergência pré-hospitalar.
  1. Fátima Carvalho
É casada e mãe de um filho. Desde cedo ativa na comunidade, participou em grupos paroquiais e no Rancho Infantil de Balazar. Técnica administrativa, está envolvida na política local desde 2013, integrando as listas do Partido Socialista de Vilarinho das Cambas. Foi deputada na Assembleia de Freguesia nos últimos quatro anos, onde defendeu os interesses da população e reivindicou melhores condições para a freguesia. Atualmente, integra o secretariado do PS de Vila Nova de Famalicão.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.