O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão apresentou uma proposta que tem como objetivo “garantir o acesso universal de todos os famalicenses a água potável e saneamento”. A proposta vai a votos na próxima reunião camarária, agendada para o dia 4 de dezembro.
Os vereadores do PS propõem que o município assuma como prioridade estratégica atingir uma taxa de cobertura de 100% na rede pública de abastecimento de água, bem como iniciar os trabalhos de requalificação das redes mais antigas (especialmente na área urbana do concelho), visando a sua substituição até 2029.
“A proposta assenta na necessidade de assegurar que Vila Nova de Famalicão está alinhado com as melhores práticas de sustentabilidade gestão responsável dos recursos hídricos, através de uma abordagem integrada que inclui a gestão de resíduos, a melhoria da qualidade da água, a gestão da água para atividades económicas, o consumo responsável, a redução da poluição e o respeito pelo ambiente e o ordenamento do território”, afirmam os socialistas.
O PS refere que, segundo dados do portal B-Smart Famalicão, o concelho regista uma taxa de cobertura de água potável e saneamento de 75,0 em 2019 e 68,8 em 2025 – embora o valor global apresentado seja de 70 –. Os socialistas defendem que esses números não são suficientes e que “é fundamental elevar, de forma a assegurar que nenhum famalicense fica sem acesso aos serviços essenciais de água e saneamento”.
Eduardo Oliveira, vereador e presidente do PS-Famalicão, salienta: “Pretendemos um concelho com os mesmos direitos e qualidade de vida para todos. Também temos conhecimento de que as condutas de saneamento no centro urbano estão velhas e precisam de requalificação urgente. São inúmeras as situações, de conhecimento de todos famalicenses, de problemas relacionados com saneamento no cento urbano”.


Comentários