Foi inaugurada no dia 9 de julho, a Vila – Residência de Estudantes de Vila Nova de Famalicão. Localizada no centro da cidade, na Praça D. Maria II, a Residência de Estudantes tem capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.
O investimento foi de 5,4 milhões de euros, sendo que 3,4 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
O edifício contempla diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.
A infraestrutura resulta da reabilitação e ampliação do antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente.
DERRAPAGEM NO PREÇO E NO PRAZO
Recorde-se que a construção de uma residência universitária foi anunciada por Mário Passos há 3 anos, nas comemorações do Dia da Cidade, tendo na ocasião sido comunicado que a data de abertura do equipamento seria em setembro de 2024 [ver notícia Residência Universitária de Famalicão vai custar três milhões de euros e será inaugurada em setembro de 2024].
A obra foi adjudicada em janeiro de 2024, por cerca de 4,8 milhões de euros e prazo de 365 dias. No entanto, em abril deste ano, a Câmara Municipal prorrogou o prazo em 60 dias e autorizou trabalhos complementares que correspondem a 8,4% do valor da empreitada, que significam uma derrapagem de 408 mil euros.
Nesse mesmo dia, também foi aprovada uma revisão provisória dos preços da obra, na ordem dos 150 mil euros [ver notícia Residência universitária em derrapagem. Câmara de Famalicão aprova mais dinheiro e mais tempo para as obras].
CANDIDATURAS
Recorde-se que até 31 de julho está a decorrer a primeira fase de candidaturas ao alojamento na Vila.
Para já, as inscrições são para estudantes deslocados bolseiros que se encontrem a frequentar cursos de licenciatura, curso técnico superior profissional e mestrado nos estabelecimentos de ensino superior sediados em Vila Nova de Famalicão no ano letivo 2024/2025 e estudantes com complemento de alojamento fora da residência, e que pretendam alojamento para o ano letivo 2025/2026.
Recorde-se que a Vila dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho de Famalicão – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada e aos centros de investigação aqui sediados, nomeadamente o CITEVE e o CeNTI.
DIA DA CIDADE
A cerimónia de inauguração foi realizada no âmbito das comemorações do 40.º Dia da Cidade. “A escolha da inauguração da Vila no Dia da Cidade não foi ao acaso. Hoje, para além de celebrarmos a nossa história, a nossa identidade e o nosso percurso, celebramos também o nosso futuro e apontamos caminho para aquilo que queremos ser: uma cidade aberta ao saber, que cresce e acolhe sonhos. Uma cidade que valoriza os seus jovens, uma cidade de oportunidades para todos” acrescentou Mário Passos.
Na ocasião, a diretora da Agência Erasmus+, Ana Cristina Perdigão, elogiou o espaço “por ocupar o coração da cidade e dessa forma trazer os jovens estudantes para o pulsar das realidades sociais e culturais, contribuindo para a sua integração e para uma vivência que vai além da formação académica”.
Comentários