Betão ultrafino e flexível criado em Famalicão viajou ao espaço e resistiu a 68 graus negativos

Produto da Cimenteira do Louro aprovado com distinção no último teste de resistência. Vídeo da viagem ao espaço foi apresentado em Lisboa. Veja aqui.

Comentários

2 min de leitura
O vídeo da viagem do Slimcrete até à estratosfera foi mostrado na feira de arquitetura e design Architect @ Work, que decorreu esta semana, em Lisboa. Fotografia ACL/DR

O revestimento ultrafino de betão flexível Slimcrete, criado em Vila Nova de Famalicão pela empresa de materiais de construção ACL – A Cimenteira do Louro, foi aprovado com distinção no último teste de resistência a que foi submetido numa viagem ao espaço, até cerca de cem mil pés de altitude, onde suportou uma temperatura de 67,9 graus centígrados negativos.

O vídeo da viagem do Slimcrete até à estratosfera, que atingiu uma altitude superior a 34 quilómetros, foi mostrado na feira de arquitetura e design Architect @ Work, que decorreu esta semana, no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa, tendo sido um dos destaques deste certame de itinerância internacional que passou em Portugal pela primeira vez.

- Publicidade -

“Foram excedidas as melhores expectativas, que já tínhamos dos testes de laboratório realizados anteriormente. O Slimcrete foi ao espaço, resistiu às condições adversas que atravessou e regressou intacto. Isto significa que se trata de um produto muito resistente, apesar de ultrafino e flexível, constituindo um novo patamar dos produtos em betão”, considera Dinis da Silva, CEO da ACL – A Cimenteira do Louro.

O Slimcrete viajou até à estratosfera até uma altitude de cem mil pés, tendo passado por diferentes temperaturas até aos 67,9 graus centígrados negativos. “Nem a intensa radiação, a elevada pressão e a altitude, a ausência de atmosfera e as grandes variações de temperatura conseguiram deteriorar este produto inovador”, destaca, por seu lado, César Costa, diretor comercial da ACL.

De acordo com César Costa, a presença da ACL na feira Architect @ Work “foi um enorme sucesso, permitindo muitas perspetivas de negócios para o próximo ano”.

César Costa, diretor comercial da ACL – A Cimenteira do Louro, e Joana Ferreira, diretora de marketing. Fotografia ACL/DR

Lançado este ano, o Slimcrete será uma das grandes apostas da Cimenteira do Louro para o próximo ano, no mercado nacional e, sobretudo, no mercado internacional, dado que a leveza do produto facilita a sua exportação. “Cada metro quadrado pesa apenas quatro quilos, facto que faz do Slimcrete o primeiro produto em betão fácil de transportar”, realça o diretor comercial da Cimenteira do Louro.

Criado em quatro anos de investigação, desenvolvimento e testes, o Slimcrete é um revestimento de betão ultrafino e flexível que promete revolucionar o processo de construção de todo o tipo de edifícios. Tem apenas três milímetros de espessura e destina-se a revestir paredes e tetos.

O stand da Cimenteira do Louro chamou a atenção dos visitantes em feira internacional de arquitetura realizada em Lisboa. Fotografia ACL/DR

Ao contrário do betão tradicional, o revestimento Slimcrete é flexível e está disponível em 10 cores, podendo ser aplicado em paredes e tetos de qualquer projeto de construção, seja de habitação, indústria, comércio, escritórios ou todo o tipo de edifícios públicos. Também é a solução ideal para projetos de reabilitação de edifícios. E molda-se a qualquer superfície, sem necessidade de recurso a acabamentos finos, dado que pode revestir superfícies curvas, côncavas e convexas.

Os responsáveis de A Cimenteira do Louro estimam que, em comparação com outros produtos de betão, o revestimento Slimcrete permitirá a uma construtora economizar cerca de 60% entre aquisição de matérias-primas, tempo de duração da obra e recursos humanos.

Comentários

Notícia anterior

Museu da Indústria Têxtil de Famalicão acolhe conferência sobre a história do linho

Notícia seguinte

Mário Passos quer construir parque de estacionamento subterrâneo, mas só no próximo mandato

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.