17.4 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 12 Julho 2025

Fim de semana gastronómico no Mercado Municipal custa 40 mil euros

Festival de "street food" com 30 chefes de cozinha e animação musical permanente, nos dias 19 e 20 de julho.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O Mercado Municipal de Famalicão recebe no fim de semana de 19 e 20 de julho o festival de street food Arrebita – promovida pelo Município de Famalicão em parceria com a Amuse Bouche pelo valor de 40 mil euros.

A iniciativa insere-se no programa de animação “Há Verão na Praça”, que promove até ao final de setembro diversas atividades no espaço do Mercado Municipal.

O evento traz à cidade um conjunto de chefes de cozinha, reconhecidos pelos espaços onde trabalham, desde logo o famalicense Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, mas também Lídia Brás, Marco Gomes, Arnaldo Azevedo, Julien Montbabut, Vítor Adão, entre outros.

O festival vai também envolver produtores locais e terá animação permanente ao longo dos dois dias, com música e dj’s. A entrada é livre e os pratos servidos a 7,50 euros.

FESTIVAL ITINERANTE

Em comunicado, a Câmara Municipal afirma que o evento “traz à cidade 30 chefes de cozinha de todo o país para apresentar pratos da cozinha tradicional à cozinha criativa, à sustentabilidade, ao resgate de receitas esquecidas, valorização de ingredientes e em pratos cheios de identidade”.

O festival gastronómico itinerante já passou por diversas localidades, “com o objetivo de promover e dinamizar a gastronomia nacional, que traz para a rua, ao alcance de todos, a nova cozinha portuguesa, de todo o país”.

“O Arrebita nasceu para isto: tirar os chefs da sua zona de conforto, valorizar o património gastronómico nacional, e ligar pessoas à volta de uma ideia boa. Há muito que queríamos ir para o Norte, Famalicão abriu-nos as portas, não podíamos estar mais contentes”, salienta Ana Músico, co-fundadora do Arrebita Portugal, promotora da iniciativa.

O Festival venceu o Grande Prémio de Gastronomia da Academia Portuguesa de Gastronomia, em 2021, e foi o projecto convidado na Organização Mundial de Turismo como case study de impacto positivo na fomentação do turismo gastronómico sustentável.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.