A Associação Gerações promove, no próximo dia 18 de maio, no Parque da Devesa, entre as 15 e as 18 horas, a décima edição do seu projeto cultural “Hoje há histórias na cidade” que, mais uma vez este ano, vai encher de encanto e de magia aquele espaço emblemático da Cidade de Vila Nova de Famalicão.
A tarde cultural da Associação Gerações vai abrir com a interpretação de algumas canções pelo Coro Sénior, com o título geral de “Cantamos o 25 de Abril”. A direção é do maestro Vítor Almeida.
Segue-se depois a representação, em simultâneo e em diferentes espaços da área do lago, das quatro histórias selecionadas pela Associação Gerações, rodando as pessoas de história em história até ao final da tarde.
A primeira história, intitulada “Quatro Estações”, acompanha uma menina e o seu cãozinho na sua aventura pela primavera, verão, outono e inverno em apenas um dia. Cada estação é acompanhada por uma melodia do compositor António Vivaldi.
Depois é a vez de entrar em cena “O Príncipe (Des)Encantado”, da autoria da educadora Ana Rita Barroso, da Associação Gerações, que conta a história do encantado príncipe Floriano que desvenda todas as aventuras que viveu até conseguir descobrir o “verdadeiro felizes para sempre”. Esta interpretação marca também o lançamento oficial do livro, da Editora Cordel D`Prata.
Segue-se depois a história “Todos viram um gato”, com a pergunta “quando vês um gato o que vês?” Nesta gloriosa ode à observação, à curiosidade e à imaginação, o autor mostra-nos as várias vidas de um gato e como ele muda, dependendo de quem o vê… Um livro magnífico e surpreendente que nos faz refletir sobre as diversas formas de observar e sentir o mundo.
A tarde vai terminar certamente em grande, com a participação dos presentes no livro “Imagina”, um livro que nos leva a imaginar, sonhar, dançar e cantar… Uma história cantada que irá convidar todos a participar e a imaginar, constatando que, através da nossa imaginação, podemos ser quem nós quisermos…
Depois de dois anos de interrupção, em 2020 e 2021, por força das restrições impostas pela pandemia de covid-19, o projeto “Hoje há histórias na cidade”, concebido e produzido pela Associação Gerações, regressou a Vila Nova de Famalicão, ao Parque da Devesa em 2022. Neste ano de 2024, o projeto entra na décima edição, o que é motivo de grande satisfação para todas as colaboradoras da instituição.
Este é o mais bonito evento de histórias infantis de Vila Nova de Famalicão. Na tarde do dia 18 de maio, entre as 15 e as 18 horas, na entrada do lago do Parque da Devesa, a Associação Gerações irá encenar e dinamizar quatro histórias dirigidas a todas as famílias com bebés e crianças até aos 12 anos de idade, mas que serão igualmente apreciadas por adultos e adolescentes de todas as faixas etárias. As boas histórias não têm limite de idade.
“Hoje há histórias na cidade” tem provado que é um projeto que faz falta a Vila Nova de Famalicão que a Gerações quer transformar na “Cidade das Histórias”. A Gerações agradece penhoradamente o esforço e a capacidade de criação de todas as suas colaboradoras e das colaboradoras das entidades parceiras.
Comentários