7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 27 Fevereiro 2024

Museu Bernardino Machado recebe livros da biblioteca particular do neto do seu patrono

Foram doados quase 500 exemplares. O valor deste património literário é estimado em 7.400 euros.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Rotary Club de Famalicão comemora o seu aniversário com a visita do governador

Clube famalicense comemora o 54 anos de existência.

MEDIUM comercializa 38 apartamentos junto ao Parque da Cidade da Póvoa de Varzim

Apartamentos deverão estar concluídos no final de 2025.

Agrupamento Terras do Ave reforça aposta na programação e robótica

Agrupamento tem escolas em 10 freguesias do concelho.

O Museu Bernardino Machado vai receber uma coleção de 493 obras literárias da biblioteca particular de Manuel Machado Sá Marques, neto do patrono do museu famalicense. A doação destes documentos, que se encontravam em Lisboa, foi aprovada ontem, em Reunião da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e servirá para reforçar o acervo literário da unidade museológica municipal.

A coleção inclui exemplares raros de obras em torno de temas como a história de Portugal, o republicanismo, o salazarismo, a monarquia portuguesa, entre outros, e, após as devidas diligências, ficarão disponíveis para consulta no Museu Bernardino Machado.

Refira-se que a doação deste património literário, estimado em 7.400€, partiu da herdeira de Manuel Machado Sá Marques, que entregou estes bens culturais ao museu famalicense com o propósito de fazer cumprir a vontade demonstrada por ele, de “enriquecer os instrumentos de consulta e investigação do Museu” dedicado à memória do ex-Presidente da República.

A integração destes bens no acervo da unidade museológica dedicada a Bernardino Machado, figura política com fortes ligações a Vila Nova de Famalicão, vem ampliar e enriquecer o conhecimento sobre o patrono da instituição e garantir a preservação e salvaguarda deste património.

Comentários