8.2 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Março 2024

FC Famalicão perde 15 pontos em 8 jogos e treinador dá murro na mesa

Há um ano, o FC Famalicão era a sensação do futebol português. Este ano, só em 8 jornadas, já perdeu 15 pontos. Antes de receber o Sporting, que lidera o campeonato, o treinador dá um murro na mesa.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

O Futebol Clube de Famalicão está a fazer uma prova muito modesta na I Liga Portuguesa de futebol, registando este ano menos 10 pontos do que na época passada, quando estão decorridas apenas oito jornadas.

A equipa orientada pelo técnico João Pedro Sousa regista 3 derrotas, 3 empates e duas vitórias. São 15 pontos perdidos!

Nos últimos seis jogos para a Liga, o Famalicão só venceu uma vez. São números de equipa que luta para não descer de divisão.

É um desempenho muito fraco quando comparado com uma prova tão boa feita no ano passado, em que uma presença inédita na Liga Europa escapou por muito pouco.

Ao fim de oito jornadas disputadas na I Liga Portuguesa, o Futebol Clube de Famalicão é 10º classificado, com apenas nove pontos, sendo a pior defesa do campeonato, com 16 golos sofridos. Na época passada só tinha sofrido 10 golos e já tinha jogado nos estádios do Sporting, do FC Porto e do Vitória de Guimarães.

Há um ano por esta altura, a equipa famalicense era a sensação do futebol português, em terceiro lugar, ao lado ombreando com FC Porto e Benfica, pelo que era notícia em jornais de vários países, nomeadamente no Brasil e em França.

No seu ano de estreia na I Liga sob a gestão de uma sociedade anónima desportiva (SAD) controlada por um investidor estrangeiro do universo do agente Jorge Mendes, o FC Famalicão apresentava números de candidato ao título.

E o investidor já começou a ganhar dinheiro, como demonstram algumas vendas realizadas. O problema é que a equipa não está a conseguir manter os resultados desportivos.

De um ano para o outro a equipa do FC Famalicão perdeu jogadores importantes. Fotografia DR

Este ano, a equipa não é a mesma, não joga o mesmo futebol consistente, e os números são reflexo disso, ficando em causa o projeto europeu como objetivo estratégico propalado pelos dirigentes da SAD que gere o futebol do clube.

Em relação à temporada passada, o FC Famalicão perdeu Toni Martinez para o FC Porto (3,5 milhões de euros, ficando a SAD famalicense com uma percentagem do passe do atleta), Pedro Gonçalves para o Sporting (6,5 milhões de euros por 50% do passe) e Fábio Martins (estava emprestado pelo Sporting de Braga e foi transferido para o futebol árabe).

Estas perdas talvez expliquem o menor poder de fogo do ataque famalicense (apenas 11 golos marcados, menos cinco do que há um ano), mas não explicam tudo.

“VAMOS TER SÉRIOS PROBLEMAS…”

No final do jogo da última jornada, em Paços de Ferreira, onde o FC Famalicão sofreu a terceira derrota desta época, o treinador João Pedro Sousa lançou um grito de alerta para ver se consegue mexer com o plantel, antes da receção ao Sporting Clube de Portugal, o líder do campeonato, que é o adversário que se segue no Estádio Municipal, no dia 5 de dezembro, às 18h00, com transmissão da Sport TV.

“Devemos ter a noção e a coragem de perceber que temos de mudar rapidamente para voltarmos a ser o que já fomos, pois, de outra forma, vamos ter sérios problemas”, frisou o treinador, após uma derrota que não estava nos seus planos.

Foi um autêntico murro na mesa, que contrariou a tranquilidade e o ar positivo com que João Pedro Sousa sempre norteia as suas aparições perante os jornalistas.

João Pedro Sousa não ficou por aí e também pôs em causa a atitude dos jogadores: “Deveríamos ter tido a capacidade para criar desequilíbrios e houve demasiados passes errados, receções falhadas, a nossa agressividade teria de ser outra, nunca fomos agressivos com e sem bola. Assim torna-se complicado contra qualquer adversário.”

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.