16.8 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 21 Maio 2025

O primeiro comboio chegou a Vila Nova de Famalicão faz hoje 150 anos

Data histórica é assinalada pela Câmara de Braga com mural alusivo aos 150 anos do comboio e conferência. Câmara de Famalicão não fez nada.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Foi a 20 de maio de 1875, faz esta terça-feira exatamente 150 anos, que o primeiro comboio chegou à estação de Vila Nova de Famalicão.

A inauguração da Linha do Minho, entre os municípios do Porto e Vila Nova de Famalicão, ligando a estação de Campanhã à estação de Nine, foi um dia de festa e alegria no concelho famalicense e em toda a região, pois tratavam-se dos primeiros 54 quilómetros de rede ferroviária a serem inaugurados a norte do rio Douro.

O rei D. Luís I, acompanhado pela sua mulher, a italiana D. Maria Pia, rainha Consorte de Portugal e Algarves entre 1862 e 1889, foram as figuras principais da viagem inaugural da Linha do Minho, que começou na estação portuense do Pinheiro (atual Campanhã), teve paragem festiva em Vila Nova de Famalicão, seguiu para Nine e terminou em Braga, dado que nesse dia foi também inaugurado o ramal entre Nine e Braga.

Eram 11h45 quando a locomotiva nº 1 (chamada de Porto) iniciou a sua marcha festiva. Segundo relatos da época, na chegada a Vila Nova de Famalicão, cuja estação se encontrava engalanada, o comboio real era esperado por três bandas de música, que tocaram, em simultâneo, à sua chegada, e por uma multidão nunca vista até então.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão era José Francisco da Cruz Trovisqueira, o Barão da Trovisqueira, que fez as honras da terra, lendo uma mensagem dirigida aos monarcas, agradecendo a honra que era para o concelho receber o caminho-de-ferro, como a presença de suas majestades na terra.

O comboio partiu para Nine onde também era esperado por uma multidão de gente, que saudou entusiasticamente a comitiva. A chegada a Braga aconteceu pouco depois.

BRAGA CELEBRA; FAMALICÃO IGNORA

A abertura à exploração pública do troço entre Campanhã e Nine, na Linha do Minho, e do ramal de Braga, numa extensão de 54 quilómetros (os primeiros a ser construídos a norte do rio Douro), aconteceu no dia seguinte, 21 de maio de 1875. Foi um grande avanço para a mobilidade a norte do rio Douro.

O edifício da estação de Braga, considerado uma peça única da arquitectura ferroviária portuguesa, foi construído numa colina do Cávado da cidade de Bracara Augusta. O edifício, cedido há vários anos ao município de Braga para fins culturais e sociais, é frequentado diariamente por vários milhares de pessoas.

Para assinalar os 150 anos do comboio a norte do Douro, um marco na história da mobilidade e do desenvolvimento da região, a Câmara Municipal de Braga, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal organizaram um programa comemorativo, na Estação ferroviária de Braga, com a inauguração de um mural evocativo dos 150 anos da chegada do comboio a Braga e uma conferência intitulada “Braga – Presente e Futuro do Caminho de Ferro na Região”.

Em Vila Nova de Famalicão, os 150 anos da chegada do comboio não mereceram a programação de qualquer iniciativa por parte da Câmara Municipal. Apenas a página do Facebook do projeto Famalicão ID assinalou a efeméride.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara Municipal para saber se há alguma iniciativa a decorrer no dia de hoje a assinalar a data, mas até ao momento o gabinete de comunicação do presidente ainda não respondeu. Procuramos, mas não encontramos nenhuma programação sobre a data no site ou páginas da autarquia.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.