8.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Março 2024

A Cimenteira do Louro lança produto inovador para revolucionar a construção

A Cimenteira do Louro SA celebra 48 anos esta terça-feira, dia 24, e recebe a visita do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Ao fim de quatro anos de investigação, desenvolvimento e testes, a ACL – A Cimenteira do Louro SA, empresa de Vila Nova de Famalicão especializada em produtos de betão, inicia o ano de 2023 lançando no mercado da construção mais um produto inovador: um revestimento de betão leve, flexível e mais económico, que promete revolucionar o setor dos revestimentos e o processo de construção de todo o tipo de edifícios.

O Slimcrete, assim se chama o revestimento em betão ultrafino criado pela ACL, tem apenas três milímetros de espessura e destina-se a revestir paredes e tetos. Ao contrário da rigidez do betão tradicional, o Slimcrete é flexível, leve e amigo do ambiente, estando disponível em 10 cores.

A Cimenteira do Louro vai receber a visita do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na unidade produtiva de Lousado, no âmbito do roteiro Famalicão Created IN, esta terça-feira, 24 de janeiro, precisamente no dia em que a empresa celebra 48 anos, justamente com o objetivo de evidenciar “o carácter inovador” de muitos dos produtos criados pela empresa fundada por Manuel Leitão em 1975.

Na altura, o empreendedor Manuel Leitão, que atualmente, aos 84 anos, ainda é o presidente do conselho de administração da ACL, criou no lugar de Barradas, na freguesia do Louro, uma pequena unidade de produção de blocos de betão e argolas para os furos artesianos.

O revestimento Slimcrete está disponível em dez cores. Fotografia ACL/DR

Volvidos 48 anos, estamos perante “uma história que tem sido feita de um crescimento notável”, como salienta uma nota de imprensa municipal, que ponta a ACL como uma marca de referência do setor da construção pelo saber técnico, “a que aliou investigação e inovação no desenvolvimento de produtos, que se caraterizam pelo design inovador, qualidade, performance e resistência, em diversos materiais e soluções”.

O novo revestimento Slimcrete é um dos materiais inovadorfes. Pela sua flexibilidade, que arquitetos e empresas de construção não encontrarão noutros produtos similares, o Slimcrete molda-se a qualquer superfície, sem necessidade de recurso a acabamentos finos. “Pode revestir superfícies curvas, côncavas e convexas”, explicou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO Dinis da Silva, CEO da ACL – A Cimenteira do Louro e um dos filhos do fundador.

CONSTRUTORAS PODEM ECONOMIZAR 60%

A leveza, a flexibilidade, as dimensões otimizadas a cada projeto, a facilidade de transporte e a rapidez da instalação transformam o Slimcrete num material de construção revolucionário, pois facilita o processo de construção, tornando a obra mais rápida e limpa, o que resulta em poupança de recursos.

“É muito fácil de aplicar. O revestimento é colado e o betão aparente fica colocado. Em comparação com outros produtos de betão, o revestimento Slimcrete permitirá a uma construtora economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e mão de obra”, estima Dinis da Silva, acrescentando que, “não sendo utilizado o betão tradicional, não é necessária argamassa, nem tempo de secagem, nem são utilizados equipamentos pesados, tradicionalmente usados na construção”.

As paredes e os tetos revestidos com o Slimcrete também dispensam a pintura, dado que o revestimento de betão ultrafino já tem a cor previamente escolhida pelo cliente.

PRODUTO AMIGO DO AMBIENTE

“O revestimento Slimcrete é um produto amigo do ambiente porque é fabricado com as mais recentes tecnologias produtivas e recorrendo à utilização de refinadas matérias-primas, com reduzidas emissões de CO2”, explica Dinis da Silva.

Estamos perante um revestimento natural de betão, com zero por cento de contaminantes biológicos, zero por cento de compostos orgânicos voláteis, zero por cento de plastificantes, zero por cento de ftalatos e zero por cento de formaldeídos. Assim, contribui para a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

Cada metro quadrado pesa apenas quatro quilos, facto que faz do Slimcrete o primeiro produto em betão fácil de transportar, justamente pela sua leveza face ao betão tradicional, o que poderá ter reflexos positivos no aumento das exportações da empresa. “Pela primeira vez na história da construção, temos um produto em betão que pode ser exportado para qualquer parte do mundo com facilidade”, refere Dinis da Silva.

REVESTIMENTO PARA TODAS AS OBRAS

O CEO da ACL – A Cimenteira do Louro mostra-se entusiasmado com “a grande recetividade” que o Slimcrete já registou, nomeadamente nas feiras da construção onde o produto foi apresentado, no último trimestre de 2022, nomeadamente na Cersaie, em Bolonha, na Batimat, em Paris, na Downtown Design, no Dubai, e na DecorHotel, na Exponor, em Matosinhos.

“Pelas reações que recolhemos de arquitetos, decoradores e construtoras, acreditamos que o Slimcrete será um sucesso de vendas”, afirma Dinis da Silva, revelando que a ACL “já está a trabalhar para novos projetos imobiliários, onde o Slimcrete será o elemento-chave”.

O PRÓXIMO DESAFIO

O novo revestimento de betão flexível pode ser aplicado em paredes e tetos de qualquer projeto de construção, seja em habitação, indústria, comércio, escritórios ou todo o tipo de edifícios públicos. “Também é a solução ideal para projetos de reabilitação de edifícios”, indica Dinis da Silva.

Entretanto, o trabalho de investigação e desenvolvimento continua nos laboratórios da ACL. O próximo desafio da empresa de Vila Nova de Famalicão será desenvolver o Slimcrete para a sua aplicação também em pavimentos e fachadas ventiladas.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.