12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 21 Março 2025

Câmara Municipal mantém corte ao trânsito ao fim de semana em Famalicão

Medida entrou em vigor na quadra festiva e agora foi renovada. Mais uma vez, comerciantes não foram ouvidos.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Câmara Municipal decidiu “prolongar o período experimental de ativação temporária” do pilarete que corta o acesso e trânsito automóvel na Rua José Azevedo Menezes, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A partir de hoje o pilarete está a impedir o trânsito rodoviário na Rua José Azevedo Menezes aos sábados, entre as 14h e as 22h, e aos domingos e feriados a partir das 11h e até às 22 horas. A decisão foi anunciada através dos perfis da autarquia nas redes sociais.

Recorde-se que a Câmara Municipal acionou o pilar aos fins de semana a partir de 14 de dezembro, desde então foram registados alguns incidentes, nomeadamente, “bloqueios” do equipamento e também um acidente com um automóvel, cuja ocorrência foi registada pela PSP. Na ocasião, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a autarquia para saber se tencionava desligar o pilarete, mas não obtivemos resposta.

COMÉRCIO LOCAL

À semelhança de dezembro, quando a decisão de acionar o pilar foi tomada pela primeira vez, também agora a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) não foi ouvida, apenas comunicada, soube o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO junto de fonte oficial da Associação.

Recorde-se que quando a medida entrou em vigor foi justificada com “a elevada influência à cidade nesta quadra festiva, e de forma a gerir o acesso e o trânsito automóvel no centro urbano, nomeadamente nas ruas circundantes à Aldeia Natal” [ ver notícia  “Pilarete ”corta trânsito automóvel na Rua José Azevedo Menezes ao fim da semana ].

“MOTIVOS EXCECIONAIS”

“Recorde-se que o equipamento prevê um sistema de interfonia, em caso de necessidade de abertura do dissuasor por motivos excepcionais, devidamente justificados e avaliados, durante o seu período de funcionamento”, refere a informação municipal divulgada nas redes sociais.

O pilarete instalado no início da Rua José Azevedo Menezes é um dos cinco pilaretes que, juntamente com semáforos, fazem parte de um sistema de controle de acessos na área central da cidade [ ver notícia  “Pilarete” que condiciona acesso automotivo na Praça D. Maria II entrou em funcionamento ].

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.