16.2 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

Eduardo Oliveira é “uma alternativa credível para o Município de Famalicão”

Eduardo Oliveira afirma que o seu projeto é “alternativa a uma governação municipal esgotada por 20 anos de poder e por 20 anos de cansaço”. De Lisboa, o secretário-geral adjunto do PS trouxe a confiança de António Costa no candidato à presidência da Câmara de Famalicão.

5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

“Acelerar o Norte” tem mais de um milhão de euros em incentivos para empresas na região do Ave

Projeto será apresentado dia 9 de maio, no auditório da Universidade Lusíada.

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

“A minha presença significa que o secretário-geral do Partido Socialista está contigo e com todos os socialistas de Famalicão.”

Foi deste modo que o secretário-geral adjunto do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, transmitiu a Eduardo Oliveira o apoio da direção nacional do partido para a corrida à conquista da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, nas próximas eleições autárquicas.

Nome que ganha peso no PS e que é apontado como candidato à presidência da Câmara do Porto, José Luís Carneiro falava na noite de sábado, 5 de junho, no Restaurante Eugénios, em Vila Nova de Famalicão, na sessão de apresentação da candidatura de Eduardo Oliveira à presidência do município, um evento cuja organização surpreendeu as pouco mais de 150 pessoas permitidas, em função das limitações impostas pela pandemia da covid-19.

Eduardo Oliveira numa manifestação de afeto com os filhos no final da cerimónia de apresentação da candidatura à presidência da Câmara de Famalicão. Fotografia DR/PSVNF

Na plateia – formada por nomes do partido no concelho e de gente anónima, grande parte dela pouco habitual em iniciativas do partido em Famalicão –, destacavam-se figuras como Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, Rui Pereira, vice-presidente da Câmara de Sintra, Nuno Sá, deputado e vereador do PS na Câmara de Famalicão, Hugo Pires, deputado e candidato do PS à Câmara de Braga, ou Agostinho Fernandes, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão nas décadas de 1980 e 1990, que esteve incansável no apoio a Eduardo Oliveira.

O antigo presidente da Câmara Agostinho Fernandes é um dos grandes entusiastas da candidatura de Eduardo Oliveira. Fotografia DR/PSVNF

“A experiência e a juventude fazem com que o Eduardo esteja na idade ideal para enfrentar os desafios e para ser arrojado na forma como toma as suas opções e toma as suas decisões”, afirmou José Luís Carneiro, acrescentando que “neste momento de transição política neste município, Eduardo Oliveira tem as condições para afirmar uma alternativa e bater-se por ela com coragem.”

Maria Augusta Santos, antiga presidente da Junta de Lousado, ex-vereadora e ex-deputada, cumprimenta José Luís Carneiro. Fotografia DR/PSVNF

E o secretário-geral adjunto do PS sintetizou o significado do evento: “Aquilo que estamos a fazer hoje é afirmar uma alternativa credível para o Município de Famalicão.”

José Luís Carneiro disse ainda que a sua presença em Vila Nova de Famalicão visou “transmitir a confiança” da direção nacional do PS no seu candidato à presidência da Câmara: “A confiança tem temos na tua juventude, na tua experiência, na tua visão do futuro e no teu compromisso com os valores que, durante décadas”, gerações de mulheres e de homens foram colocando ao serviço das populações.”

Num discurso vivo e entoado por uma voz forte e determinada, Eduardo Oliveira foi o último orador da noite, afirmando que tem “um projeto de mudança” para o concelho de Famalicão.

O candidato socialista, de 37 anos, que é enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstétrica no Hospital de Famalicão, apontou a habitação, os transportes e a mobilidade, a economia e o emprego, a inclusão digital e o meio ambiente como prioridades da “sua” Câmara Municipal.

Eduardo Oliveira na sua intervenção. Fotografia DR/PSVNF

Eduardo Oliveira, que é presidente do PS de Vila Nova de Famalicão desde o início de 2020, sublinhou que o seu projeto surge como “alternativa a uma governação municipal esgotada por 20 anos de poder e por 20 anos de cansaço”.

“Mas não é só pelo desgaste dos protagonistas que é tempo de mudança. A mudança impõe-se, antes de mais, pela importância de dar uma resposta eficaz aos problemas dos famalicenses e das suas empresas e instituições. Uma resposta efetiva às necessidades das pessoas. É fundamental encontrar respostas satisfatórias para velhos problemas que subsistem. Problemas com impactos muito relevantes na nossa comunidade e que têm sido subalternizados”, afirmou Eduardo Oliveira, sem nunca criticar diretamente o ainda presidente da Câmara, Paulo Cunha.

“Estou na política como estou na minha profissão: tudo pelas pessoas”, enfatizou Oliveira, que também falou sobre a necessidade de investir na saúde dos famalicenses.

Assim, Eduardo Oliveira defende um hospital “mais moderno” em termos de infraestruturas e equipamentos, “capaz de oferecer as melhores condições aos doentes e de alargar a oferta clínica a novas especialidades”.

Paralelamente, quer uma rede de cuidados de saúde primários “de qualidade, dotada de boas instalações, para que todos os famalicenses tenham médico de família e possam aceder a consultas de especialidades como Nutrição e Medicina Dentária”.

Um concelho com uma política municipal amiga dos jovens casais, fomentadora da habitação acessível e com alojamento universitário ajustado às necessidades dos estudantes deslocados é outro dos objetivos da candidatura de Eduardo Oliveira.

Eduardo Oliveira preconiza um concelho para todos os famalicenses. Fotografia DR/PSVNF

Paralelamente, promete pugnar por um concelho com respostas de proximidade e de qualidade na formação e na capacitação de quadros e operários qualificados para a economia digital, e por um concelho “com uma economia cada vez mais pujante, com os agentes económicos a trabalhar em rede, num ambiente propício à cooperação entre pequenas, médias e grandes empresas nas áreas da inovação, investigação e desenvolvimento, eficiência energética e internacionalização”.

Mais espaços verdes, uma “oferta combinada” de transportes públicos e uma “efetiva cobertura” de redes de água e saneamento são outras das apostas da candidatura socialista.

Antes de Eduardo Oliveira tinham discursado o diretor de campanha, Ricardo Vale, Isabel Silva, líder das Mulheres Socialistas de Vila Nova de Famalicão, Palmira Maciel, deputado e líder das Mulheres Socialistas da Federação de Braga, Luís Miranda da Silva, presidente da JS-Famalicão e Joaquim Barreto, líder da Federação de Braga, que fez um rasgado elogio à herança autárquica deixada por Agostinho Fernandes.

Este domingo, nas redes sociais, Eduardo Oliveira descreveu o dia 5 de junho como “um dos mais importantes” da sua vida e agradeceu aos famalicenses e, em especial à esposa, que espera o nascimento de gémeas e não pôde participar na cerimónia.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

“Acelerar o Norte” tem mais de um milhão de euros em incentivos para empresas na região do Ave

Projeto será apresentado dia 9 de maio, no auditório da Universidade Lusíada.

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Abril, um exercício de memória…

Honramos a memória do país ao comemorar estes 50 anos. O Povo saiu à rua e abril continua vivo. Continua a ser construído.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.