7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 27 Fevereiro 2024

Ministro da Saúde inaugura serviço hospitalar de saúde mental para servir Famalicão, Santo Tirso e Trofa

O novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. A unidade de saúde mental deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Rotary Club de Famalicão comemora o seu aniversário com a visita do governador

Clube famalicense comemora o 54 anos de existência.

MEDIUM comercializa 38 apartamentos junto ao Parque da Cidade da Póvoa de Varzim

Apartamentos deverão estar concluídos no final de 2025.

Agrupamento Terras do Ave reforça aposta na programação e robótica

Agrupamento tem escolas em 10 freguesias do concelho.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, inauguraram hoje o novo edifício do Hospital de Santo Tirso, construído para albergar a Unidade de Apoio ao Serviço de Urgência e Cuidados de Saúde Primários na Área da Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que abrange os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

O novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. Na área da saúde mental, foi desenhado para permitir o internamento, com 24 camas, e um espaço de ambulatório (consultas, hospital de dia, etc.). Inclui, ainda, uma zona com 45 camas para onde será transferido o atual internamento de medicina interna.

Segundo o ministro da Saúde, após o período de formação dos profissionais já contratados, atualmente em curso, a nova unidade deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro. Com a nova unidade os utentes deixam de ter de ir para o hospital psiquiátrico Magalhães de Lemos, no Porto.

Manuel Pizarro considerou que a inauguração de hoje significa “um dia feliz para o Serviço Nacional de Saúde”, acrescentando que esta obra “é muito mais do que apenas um edifício, é uma mudança profundíssima” nas políticas direcionadas para a área da saúde mental.

Fotografia CMST/DR

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, lembrou, por seu turno, que o edifício hoje inaugurado era uma “reivindicação antiga da população”.

Na sua intervenção, o presidente do conselho de administração do CHMA, António Barbosa, realçou que “a criação de um serviço de saúde mental sempre foi um objetivo do CHMA”.

Comentários