Marcha do Orgulho regressa às ruas de Famalicão

Movimento Humanamente organiza a iniciativa que será realizada na tarde do dia 15 de junho

Comentários

2 min de leitura
Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

No próximo dia 27 de Junho, pelas 15h, as ruas de Vila Nova de Famalicão voltam a ser palco da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+. A concentração terá início na Praça Dona Maria II e o fim do trajeto será em frente à Câmara Municipal.

Sob o mote “Visíveis em Luta”, o movimento Humanamente convoca a sociedade civil “para um regresso necessário ao espaço público, afirmando que o orgulho não cabe num armário nem se silencia perante a injustiça” afirma a organização em comunicado à imprensa, salientando que “este regresso é de todas, todos e todes, assumindo-se como um manifesto coletivo num momento em que a ocupação da rua se torna o nosso maior ato de resistência”.

A Humanamente recusa “o apagamento da identidade política da comunidade em favor de uma celebração puramente comercial, reafirmando que a libertação LGBTQIAP+ é indissociável da justiça social e da luta intersecional”. O movimento entende que “não existe orgulho sem direito a uma habitação condigna, sem o fim do sufoco do custo de vida e sem um combate intransigente ao racismo, ao femicídio e à violência doméstica”.

- Publicidade -

“Esta marcha pretende ser um espaço de convergência onde a luta contra o patriarcado e a precarização do trabalho, espelhada no atual pacote laboral, se une à exigência por um mundo mais justo”, afirma o porta-voz do movimento, Diogo Barros.

“Não estamos apenas a marchar por nós, estamos a marchar por um mundo onde a dignidade não seja um privilégio. Este é um espaço de todas as lutas: da intersecionalidade à sobrevivência. Ocupamos a rua porque a nossa dor é coletiva, mas a nossa força também o é. Seja contra a precariedade do pacote laboral ou contra o genocídio de povos, a nossa voz será sempre um eco de solidariedade e resistência”, sublinha Diogo Barros.

Comentários

Notícia anterior

A Liberdade não tem idade

Notícia seguinte

PCP-Famalicão promove jantar comemorativo do 25 de Abril 

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.