Chama-se “Gerações sobre Rodas”, um nome escolhido de entre as dezenas de sugestões das crianças e das famílias, e foi inaugurado e posto ao serviço de todas, no passado dia 23 de abril, “Dia Mundial do Livro”. Trata-se de um “Bibliomóvel Fixo” que as crianças, em pequenos grupos, vão poder utilizar para a leitura ou para ouvir uma história.
Com esta inauguração cheia de simbolismo, a Associação Gerações quis também assinalar os 52 anos da Revolução de Abril e um dos seus legados mais duradouros, designadamente a importância que os livros e a leitura passaram a ter na vida das crianças e dos adultos.
A cerimónia da inauguração foi uma cerimónia intimista a que se associaram todas as crianças e todas as colaboradoras da instituição. Foi presidida pela presidente da direção, a educadora Ana Rita Barroso, que dirigiu uma saudação especial a todas, salientando que “a Gerações continua e percorrer o seu caminho de inovação, rumo ao futuro”.
Depois, cortou o enorme laço que sustentava uma grande flor, declarando o “Bibliomóvel Fixo” aberto à curiosidade de todos. Seguiu-se depois um grande momento de histórias infantis, dinamizado pela educadora Juliana Delgado que “se viu grega” para acabar a sua intervenção porque, no fim de cada história, as crianças pediam “mais uma” e “mais uma”!
O “Bibliomóvel Fixo”, que está estacionado num recanto exterior da Associação Gerações, é o resultado da transformação de uma carrinha já velhinha, usada para o transporte de crianças, que cumpriu bem a sua função ao longo dos anos.
A sua velhice, que impedia que fosse utilizada com esse fim, foi transformada numa nova etapa da sua vida. Uma empresa da especialidade transformou-a num espaço aprazível que as crianças podem utilizar nas suas “leituras animadas” ou participar no “enredo” das histórias que adoram. É o “Bibliomóvel Fixo” da Gerações.


Comentários