22.1 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 19 Setembro 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

PS com candidatos em todas as freguesias de Famalicão. Em Seide, Bairro e Fradelos decorrem as últimas apresentações

Socialistas concorrem a todos os órgãos autárquicos do concelho e concluem nesta quinta-feira apresentações dos candidatos nas freguesias. Falta apenas oficializar os últimos três: nas freguesias de Seide, Bairro e Fradelos.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Candidatos do CHEGA, IL, PAN e PS recebem apoio da liderança nacional em Famalicão

Ao contrário de eleições anteriores, a liderança nacional do PSD e do CDS-PP está ausente da campanha famalicense. Rui Rio participou ontem na campanha eleitoral de diversos municípios no Minho, mas não veio a Famalicão. Francisco Rodrigues dos Santos disse que não foi convidado.

PAN Famalicão apresenta programa eleitoral

O documento é dividido em quatro grandes eixos: Ambiente, Efetivar os Direitos Humanos, Proteção e Bem-estar Animal e Administração Municipal.

André Ventura presente na campanha do Chega em Famalicão

Centenas participaram no jantar com a participação do líder nacional no último dia 15, em Ribeirão.

António Costa dá força a Eduardo Oliveira hoje em Famalicão

Comício com a presença de António Costa realiza-se este sábado à tarde no Parque de Sinçães. Além do secretário-geral do Partido Socialista, outros nomes nacionais do partido têm vindo a Famalicão apoiar a candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da Câmara Municipal.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Partido Socialista conclui na próxima quinta-feira, em Fradelos, a apresentação dos seus 34 candidatos à presidência de todas as juntas de freguesia e uniões de freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão. Até ao momento, foram já oficializados os cabeças de lista a 31 delas, faltando apenas conhecer as primeiras figuras do partido em Freguesias de Seide, Bairro e Fradelos, o que acontecerá nas próximas três noites.

“Estou muito satisfeito com a adesão e o interesse que as nossas candidaturas nas freguesias têm suscitado”, declara Eduardo Oliveira, líder da Concelhia do PS Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal, que confirma que o seu partido “formalizará, antes de 2 de agosto, listas para todos os órgãos autárquicos do concelho, abrangendo freguesias e município, num grande projeto coletivo de milhar de cidadãos famalicenses”.

Relativamente a 2017, lembra, os socialistas concorrem com listas próprias “em todas as freguesias” e conseguiram, na opinião do líder concelhio, um “grande refrescamento das candidaturas, quer em termos etários quer socioprofissionais. E o nível de competências pessoais subiu, claramente, o que significa que está a nascer aqui uma nova geração de autarcas socialistas no concelho”.

A média etária situa-se nos 46 anos, com o mais jovem a ser Bruno Fonseca, 26 anos, que se candidata à presidência da Junta da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, e o mais velho Álvaro Machado, 70 anos, que aceitou ser o primeiro nome da lista do PS em Castelões, freguesia para cuja Junta foi eleito presidente nas primeiras autárquicas realizadas no pós-25 de Abril, em 12 de dezembro de 1976. Tinha então 25 anos de idade e cumpriu um primeiro mandato. Voltou a ser eleito, de novo, para presidir à Junta de Freguesia num segundo mandato, entre 1985 e 1989.

Álvaro Machado, eleito presidente nas primeiras autárquicas realizadas no pós-25 de Abril, é o candidato do PS em Castelões. Fotografia DR/PS

Em 34 freguesias e uniões de freguesias, prossegue Eduardo Oliveira, “temos 12 cabeças de lista com 40 anos ou menos, o que equivale a 35,2% do total e representa um avanço muito positivo relativamente a atos eleitorais anteriores”. E só em oito situações o PS reincide no n.º 1 em relação há quatro anos, faz notar o presidente da concelhia famalicense. “Um deles, como não podia deixar de ser, é Manuel Silva, presidente da Junta de Freguesia do Louro, que tem 48 anos”, sublinha.