10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Março 2024

PS com candidatos em todas as freguesias de Famalicão. Em Seide, Bairro e Fradelos decorrem as últimas apresentações

Socialistas concorrem a todos os órgãos autárquicos do concelho e concluem nesta quinta-feira apresentações dos candidatos nas freguesias. Falta apenas oficializar os últimos três: nas freguesias de Seide, Bairro e Fradelos.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

O Partido Socialista conclui na próxima quinta-feira, em Fradelos, a apresentação dos seus 34 candidatos à presidência de todas as juntas de freguesia e uniões de freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão. Até ao momento, foram já oficializados os cabeças de lista a 31 delas, faltando apenas conhecer as primeiras figuras do partido em Freguesias de Seide, Bairro e Fradelos, o que acontecerá nas próximas três noites.

“Estou muito satisfeito com a adesão e o interesse que as nossas candidaturas nas freguesias têm suscitado”, declara Eduardo Oliveira, líder da Concelhia do PS Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal, que confirma que o seu partido “formalizará, antes de 2 de agosto, listas para todos os órgãos autárquicos do concelho, abrangendo freguesias e município, num grande projeto coletivo de milhar de cidadãos famalicenses”.

Relativamente a 2017, lembra, os socialistas concorrem com listas próprias “em todas as freguesias” e conseguiram, na opinião do líder concelhio, um “grande refrescamento das candidaturas, quer em termos etários quer socioprofissionais. E o nível de competências pessoais subiu, claramente, o que significa que está a nascer aqui uma nova geração de autarcas socialistas no concelho”.

A média etária situa-se nos 46 anos, com o mais jovem a ser Bruno Fonseca, 26 anos, que se candidata à presidência da Junta da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, e o mais velho Álvaro Machado, 70 anos, que aceitou ser o primeiro nome da lista do PS em Castelões, freguesia para cuja Junta foi eleito presidente nas primeiras autárquicas realizadas no pós-25 de Abril, em 12 de dezembro de 1976. Tinha então 25 anos de idade e cumpriu um primeiro mandato. Voltou a ser eleito, de novo, para presidir à Junta de Freguesia num segundo mandato, entre 1985 e 1989.

Álvaro Machado, eleito presidente nas primeiras autárquicas realizadas no pós-25 de Abril, é o candidato do PS em Castelões. Fotografia DR/PS

Em 34 freguesias e uniões de freguesias, prossegue Eduardo Oliveira, “temos 12 cabeças de lista com 40 anos ou menos, o que equivale a 35,2% do total e representa um avanço muito positivo relativamente a atos eleitorais anteriores”. E só em oito situações o PS reincide no n.º 1 em relação há quatro anos, faz notar o presidente da concelhia famalicense. “Um deles, como não podia deixar de ser, é Manuel Silva, presidente da Junta de Freguesia do Louro, que tem 48 anos”, sublinha.

Até ontem, o PS Famalicão havia dado a conhecer 31 candidatos nas freguesias do concelho. Nas últimas 10 sessões, realizadas no passado fim de semana e na noite de segunda-feira, oficializou Bruno Fonseca, 26 anos, para presidir aos destinos de Avidos e Lagoa; Xavier Silva, colorista têxtil, 55 anos, em Pedome; António Ferreira, operário têxtil aposentado, 68 anos, para Vale São Cosme, Telhado e Portela; Simão Mendes, técnico operador de manutenção, 44 anos, em Vale São Martinho; Sandra Moreira, solicitadora, 40 anos, em Vilarinho das Cambas; Bárbara Barros, psicóloga, 29 anos, em Requião; Álvaro Machado, empresário têxtil, 70 anos, em Castelões; Bruno Domingues, contabilista, 40 anos, para Lemenhe, Mouquim e Jesufrei; Óscar Mendes, operário químico, 40 anos, para Esmeriz e Cabeçudos; e Helena Fernandes, consultora imobiliária, 44 anos, em Oliveira São Mateus.

Nos próximos três dias, até quinta-feira, os socialistas apresentam os seus últimos três cabeças de lista nas freguesias do concelho. Trata-se dos candidatos a presidentes das juntas de Freguesias de Seide (Joaquim Diniz), Bairro (Bernardo Vieira da Costa) e Fradelos (Bruno Campos).

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.