Nas eleições deste ano, a União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário terá um número recorde de candidatos. Para já, são oito as candidaturas à Junta mais populosa do concelho, mas o número pode aumentar.
A União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário tem 18.775 eleitores inscritos para as eleições autárquicas deste ano. No total, são mais 283 (1,51%) do que nas autárquicas de 2021.
A grande novidade é a candidatura do partido ADN, que concorre pela primeira vez nas eleições autárquicas. Ricardo Silva, coordenador do núcleo do partido no concelho, confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que uma das candidaturas que o ADN irá apresentar será à Junta de Famalicão e Calendário.
Sandra Pimenta, porta-voz e candidata do PAN à Câmara Municipal confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que o partido, que em 2021 concorreu à Câmara e Assembleia Municipal, irá concorrer à Junta de Famalicão e Calendário.
Ricardo Mendes, atual vice-presidente da Câmara Municipal e vereador desde 2005, é o candidato da coligação PSD-CDS. A apresentação pública da candidatura decorre esta sexta-feira, 4 de julho, às 19 horas, no Parque da Juventude.
O candidato do PS é Victor Almeida, apresentado pelo partido como “um homem do terreno, com um percurso feito de dedicação ao associativismo, trabalho e causas sociais”.
João Pedro Castro, deputado municipal eleito pelo Chega, é, à semelhança de 2021, o candidato do partido à presidência da Junta.
À semelhança das eleições de 2021, CDU e Iniciativa Liberal (IL) também vão apresentar candidaturas à Junta de Famalicão e Calendário. Os nomes dos candidatos, para já, não foram revelados.
Fonte da CDU disse ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que a apresentação da candidatura será realizada no próximo dia 17. “Vamos concorrer com a expectativa de eleger um representante”, disse ao nosso jornal Paulo Lopes, coordenador da IL-Famalicão, acrescentando que o nome do candidato será revelado “talvez na próxima semana”.
O BE, que também concorreu em 2021, disse ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que o assunto está a ser analisado pela distrital e confirma nos próximos dias se irá apresentar candidatura à Junta de Famalicão e Calendário.
Além das candidaturas partidárias, há também uma candidatura independente que surge através do movimento de cidadãos “Somos União” e que tem como cabeça de lista o arquiteto Francisco Barreiro. Atualmente, o movimento “Somos União” está a recolher assinaturas para viabilizar a candidatura [ver notícia Arquiteto Francisco Barreiro é candidato independente à presidência da Junta de Famalicão e Calendário].
Recorde-se que a União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário. Os eleitos do Partido Socialista apresentaram na Assembleia de Freguesia uma proposta de desagregação, que foi chumbada pela maioria PSD-CDS [ver notícia Desagregação de Famalicão e Calendário vai a votos na Assembleia de Freguesia].
A União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário é atualmente presidida por Estela Veloso, da coligação PSD-CDS. A autarca está a concluir o terceiro mandato e está impedida de concorrer novamente devido à legislação de limitação de mandatos.
As eleições autárquicas serão realizadas no próximo dia 12 de Outubro. A data foi decidida nesta quinta-feira, 3 de julho, no Conselho de Ministros.
Comentários