9 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 7 Março 2021
Partilhar
  • 40
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    40
    Shares

O Natal em Pedome

Neste Natal, Junta de Freguesia de Pedome e associações locais reuniram forças para minimizar os danos causados pela pandemia de covid-19.

5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

José Santos, o vereador mais antigo da Câmara, está no fim da linha

Já foi vereador do ambiente e do poderoso pelouro das obras municipais. José Santos está na Câmara de Famalicão há 20 anos. É o vereador mais antigo em funções. Depois de Leonel Rocha, é mais um com quem Paulo Cunha não conta na próxima lista da coligação PSD-CDS.

José Silvano anuncia candidatos do PSD a 100 câmaras municipais. Paulo Cunha é um deles

Paulo Cunha foi anunciado num lote de uma centena de candidatos a outras tantas câmaras municipais, sendo 23 novos candidatos autárquicos e 77 presidentes atuais que serão recandidatos.

Iniciativa Liberal promove conferência sobre o estado das finanças públicas

Evento ocorre no próximo dia 5 de março, às 21h30, com a presença de João Cerejeira e Jorge Marrão.

Chega! Famalicão apela à participação dos militantes nas eleições do próximo sábado

Cerca de meia centena de famalicenses formam a lista que concorre à eleição dos delegados à III Convenção Nacional do partido. Um dos objetivos é "marcar uma posição forte relativamente aos interesses, problemas e necessidades de Vila Nova de Famalicão e dar voz aos famalicenses descontentes com as políticas praticadas em Vila Nova de Famalicão pelos partidos do sistema”.
Partilhar
  • 40
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    40
    Shares

Apesar da chuva, do vento ou do frio próprios do Inverno, para mim, a época do ano mais bonita é o Natal! Gosto de ver as ruas e as casas iluminadas, cheias de cores e brilho.

Quando ao colorido das árvores caducas se junta o branco da neve e as famílias se reúnem à lareira no aconchego de suas casas parece que tudo é magia!

Gosto do cheiro a bacalhau misturado com o cheiro das couves e das rabanadas. Gosto do cheiro a Natal!

Este ano estamos todos a viver esta quadra de maneira diferente devido a esta pandemia que teima em alterar todos os nossos hábitos desde março.

Ainda não sabemos em que moldes vamos poder festejar o Natal com as nossas famílias, mas de certeza que não vamos poder ter entre 30 ou 40 pessoas reunidas na mesma casa como nos anos anteriores e vamos todos sentir um vazio dentro de nós.

Estamos todos cheios de saudades uns dos outros.

Sente-se a falta dos abraços e dos beijinhos.

Andamos todos mais tristes, desanimados e assustados.

Mas o Natal vai chegar e, com ele, Jesus volta a nascer dentro de cada um de nós e irá dar-nos força para seguirmos a nossa caminhada.

Acredito que foi essa esperança de que o Natal vai chegar que motivou a Junta de Freguesia de Pedome a desafiar uma associação local, a Gracafe – Cultura em Movimento, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a promover o “Natal n’Aldeia”.

O “Natal n’Aldeia” tem vários propósitos e um deles foi o de embelezar a zona envolvente da nossa Igreja colocando uma árvore gigante cheia de enfeites e luzes. Ao presépio juntaram vários embrulhos que presumo estejam cheios de paz, solidariedade, união, partilha, carinho e muito amor. As árvores do adro e da avenida principal foram todas iluminadas e o ambiente já cheira a Natal.

É de lamentar que nem toda a gente veja isto como um ato de amor e na primeira noite esta zona foi vandalizada e tentaram deitar a árvore abaixo. Aqueles que não são capazes de construir tentam destruir, mas felizmente tudo foi reposto e eu acredito que agora vão deixar brilhar o espírito do Natal e rezo para que essas pessoas sejam contaminadas pelo amor e mudem de atitude.

Toda a população de Pedome foi desafiada a participar em três concursos: Minha Casa Iluminada, Fotografia Natal n’Aldeia e Desenho o Meu Natal. O júri dos concursos será composto por membros dos movimentos associativos da freguesia.

De forma a tentar minimizar os danos causados por esta pandemia a Gracafe lançou o Mercado de Natal online para que os produtores e artesãos possam divulgar gratuitamente os seus produtos.

Tudo isto é muito bonito e deixa-nos contentes, mas, infelizmente, há muita gente a passar necessidades pois, além das dificuldades normais da vida de cada família, este ano os confinamentos vieram colocar muito mais famílias em dificuldade e, se não fosse a ajuda da HumanitAVE – Associação de Emergência Humanitária, com sede em Pedome, muita gente passaria fome.

Esta associação está no terreno desde março e, com a ajuda dos seus voluntários e mecenas, tem conseguido levar medicação e bens essenciais às famílias que não podem sair de casa por todo o concelho e, por vezes, até nos limítrofes. Nesta quadra natalícia os cabazes estão a ser reforçados e entregues como habitualmente.

Em Pedome sei que a Junta de Freguesia está a preparar 80 cabazes reforçados para serem distribuídos pelas famílias mais necessitadas. Espero que sejam suficientes, mas também sei que, se for necessário, a HumanitAVE está sempre disponível para ajudar quem precisa de ser ajudado.

Gosto de sentir as vibrações alusivas ao Natal e sonho com o dia em que os homens deixem que seja Natal todos os dias, não só em Pedome, mas no mundo inteiro!

CONCURSOS

Minha Casa Iluminada – Serão premiados aos três primeiros classificados. A premiação inclui uma taça e um vale em compras no comércio local no valor de 100, 75 e 50 euros para o primeiro, segundo e terceiro classificados respetivamente.

Fotografia Natal n’Aldeia – Os três primeiros classificados irão receber uma taça e a foto vencedora será a foto oficial do postal de Natal da freguesia.

Desenho o Meu Natal – Trata-se de um desafio feito às crianças. Todos os participantes terão uma prenda surpresa que será entregue na casa de cada um pelo próprio Pai Natal que este ano não consegue vir de trenó e com as renas, mas virá de charrete puxada a cavalos.

Comentários