12 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

“Em Famalicão temos investido em políticas municipais rumo à neutralidade carbónica”

Iniciativa Viagem Pelo Clima passa por Famalicão nos dias 20, 22 e 26 de setembro

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

“As alterações climáticas são uma realidade preocupante e que condiciona o nosso futuro coletivo. Em Famalicão temos investido em políticas municipais rumo à neutralidade carbónica e a Viagem Pelo Clima vai ao encontro desse objetivo” salienta o vereador do Ambiente na Câmara de Famalicão, Hélder Pereira, no arranque oficial Viagem Pelo Clima, esta segunda-feira, em Cascais.

Famalicão vai receber nos dias 20, 22 e 26 de setembro, as equipas da Viagem Pelo Clima, uma competição nacional que visa informar e inspirar os portugueses rumo à Neutralidade Carbónica e a uma vida mais sustentável. O vereador destaca que esta iniciativa “é uma forma de sensibilizar, de forma criativa e prática, para um estilo de vida mais sustentável”.

A iniciativa envolve doze participantes, entre os 18 e os 60 anos, organizados em três equipas: Água, Ar e Terra. A competição tem passagem por Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo, e envolve desafios que tenham um impacto positivo na comunidade, sendo que a equipa vencedora terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), no Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.

A primeira equipa chega já amanhã, dia 20, a Vila Nova de Famalicão, e será recebida pelas 9 horas, nos Paços do Concelho. Logo de seguida, desloca-se para o parque da Estação Rodoviária de Famalicão, ponto de partida para a realização de um desafio relacionado com a mobilidade no centro urbano, que começa pelas 10h00 e terá como ponto de chegada a Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

A equipa vai realizar três percursos utilizando quatro modos de transporte distintos – carro elétrico, bicicleta, autocarro (Voltas) e a pé -, contabilizando o tempo e a respetiva pegada carbónica. O segundo trajeto será entre a Estação Ferroviária de Famalicão e o Hospital de Famalicão, e o último, entre o parque de estacionamento da Casa das Artes e a Câmara Municipal. O desafio termina com uma auscultação aos munícipes.

Já na sexta-feira, dia 22 de setembro, será a vez da equipa Água percorrer o concelho famalicense, trazendo um desafio com o tema “Floresta e Uso do Solo – Controlo de Cheias e Renaturalização de um troço do Rio Pelhe”. Envolverá uma ação de sensibilização sobre a preservação dos solos com alunos da Escola Profissional CIOR, com apresentação dos projetos “Viagem pelo Clima” e “Hospital de Monstros”, e com a intervenção do especialista, Pedro Teiga, seguindo-se uma atividade de renaturalização ripícola de um troço do Rio Pelhe para melhor controlo de cheias, junto às Hortas Urbanas de Famalicão (HUFA).

A passagem da Viagem Pelo Clima por Famalicão termina a 26 de setembro, com a equipa Ar a explorar o potencial dos edifícios habitacionais multifamiliares relativamente aos equipamentos de carregamento para carros elétricos.

Todos os desafios e atividades da Viagem Pelo Clima são abertos à comunidade.

Refira-se que a Viagem pelo Clima é uma competição nacional desenvolvida no âmbito do Cooler World – Movimento Rumo à Neutralidade Carbónica criado pela Get2C, uma consultora especializada em alterações climáticas, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com apoio do Fundo Ambiental, que tem como parceiros outros seis municípios portugueses, incluindo Famalicão, bem como instituições nacionais.

Comentários